Prefeito antecipa recursos para escolas de samba; 1ª parcela será liberada na próxima semana

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes confirmou nesta sexta-feira, 10 de novembro, a antecipação dos repasses para a Liga Independente das Escolas de Samba  de Corumbá (Liesco) para o Carnaval 2024. Em reunião com o presidente da entidade, Victor Raphael de Almeida, e representantes das agremiações carnavalescas, o chefe do Executivo Municipal assegurou que a primeira parcela dos recursos estará liberada no início da próxima semana.

“Sempre fazemos o repasse em outubro, mas houve atraso em razão dos procedimentos de empenho dos recursos. Também contávamos com apoio do Governo do Estado em outubro, mas o Estado vai repassar em dezembro. Então, estamos fazendo a antecipação e nossa parte será em duas parcelas. Estamos trabalhando junto ao Estado para que faça [o repasse] em uma só parcela, em dezembro”, disse Marcelo Iunes.

Assinado pelo prefeito, o Termo de Colaboração prevê repasse total de R$ 660.000,00 (seiscentos e sessenta mil reais) de recursos financeiros à Liesco, para a realização do desfile das Escolas de Samba de Corumbá no Carnaval 2024. São duas parcelas – de R$ 330 mil cada –, uma agora em novembro e a outra na segunda quinzena de janeiro do ano que vem.

“Esse repasse antecipado é importante para que possam se preparar com maior tranquilidade, conseguir comprar material com preços mais baratos e também para encontrar os materiais. Esse recurso ajuda as agremiações a se fortalecerem e darem continuidade ao trabalho que já estão fazendo. É uma iniciativa do prefeito Marcelo Iunes que promove o crescimento e o desenvolvimento do nosso carnaval”, afirmou o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Silva da Cruz.

Participando da reunião que definiu o repasse às agremiações filiadas à Liesco, o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, frisou que a antecipação, por parte da Prefeitura, garante que as escolas de samba tenham planejamento ainda mais eficiente. “Ao viajarem com antecedência as escolas podem adquirir produtos de melhores qualidade e preços e tudo isso reflete na apresentação de um grande espetáculo”. Também acompanharam a agenda o secretário Municipal de Finanças e Orçamento, Luiz Henrique Maia de Paula, e o assessor executivo I da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Sandro Asseff.

Para o presidente da Liga Independente, o repasse antecipado é fundamental para o brilho dos desfiles das escolas de samba. “É uma praxe da administração do prefeito Marcelo Iunes antecipar o recurso. Quem vê o carnaval na avenida, acha que ele é feito da noite para o dia, mas não é. Na verdade, demanda muito  planejamento. Estamos a pouco mais de 90 dias do carnaval, então, é mais do que importante termos a certeza do repasse, de forma antecipada, para produzirmos um belo  espetáculo. Quanto mais a gente consegue esse recurso, de forma antecipada, mais condições temos de apresentar resultado melhor na avenida. A Liesco também conta com subvenção do Estado e estamos negociando a data para o repasse estadual”, disse Victor Raphael.

Os carnavalescos seguem para São Paulo no dia 20 de novembro. As escolas de samba de Corumbá vão desfilar na avenida General Rondon no domingo e segunda-feira, 11 e 12 de fevereiro, respectivamente.

Mais Artigos

Falta de remédios em UPAs de Campo Grande

Moradores de Campo Grande que buscam atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Mônica esbarram na falta de medicamentos para dar início ao tratamento de suas doenças