Vereador solicita laboratório para análise de água em alimentos em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A instalação de um laboratório específico para análise de água e de alimentos na região de Corumbá é o que está reivindicando o vereador Nelsinho Dib como forma de reforçar os serviços de vigilância em saúde, e garantir que a população tenha à sua mesa, produtos saudáveis, de boa qualidade.

A solicitação foi feita durante sessão do Poder Legislativo e a ideia do vereador é buscar apoio junto ao governador Reinaldo Azambuja, do prefeito Marcelo Iunes, bem como dos secretários de Saúde Geraldo Resende (Estadual) e Rogério dos Santos Leite (Municipal), sugerindo estudos nesse sentido, como forma de atender todas as demandas da área de vigilância em saúde, como no controle de doenças e agravos, transmissíveis ou não, nas questões ambientais, sanitárias, entre outras.

No mesmo requerimento, Nelsinho pediu apoio de Rose Modesto e Luiz Alberto Ovando, deputados federais, e também dos deputados estaduais Evander Vendramini, visando destinação de emendas parlamentares para viabilizar a implantação do laboratório (construção ou adequação de prédio, além de aquisição de equipamentos necessários para seu funcionamento).

O  vereador justificou seu pedido levando em consideração o fato de Corumbá estar localizada na maior área alagável do planeta, o Pantanal, bem como fazer divisa com a Bolívia e estar distante 420 quilômetros da Capital, e que é passagem de pessoas e mercadorias diversas, inclusive alimentos, que acabam circulando na área urbana.

Citou ainda os assentamentos localizados na região que atendem a cidade com leite, queijos, ovos, carnes e outros produtos consumidos pela população, o que já justifica a existência de um laboratório específico ara análise dos produtos locais.

“O importante é que, com a instalação desse Laboratório de Análise de Águas e de Alimentos, Corumbá estará contribuindo ainda mais nos pontos elencados nas diversas conferências nacionais de vigilância em saúde, como organização e gestão; nas ações regulatórias de vigilância de produtos, de serviços e de ambientes; no contexto da atenção integral à saúde; na produção do conhecimento, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, e na construção da consciência em todos os quesitos da vigilância em saúde, através de mobilização, participação e controle social”, enfatizou.

TERRENOS BALDIOS

Os cuidados com a dengue devem ser redobrados e todos devem fazer a sua parte. Pensando dessa forma, o vereador Nelsinho Dib está sugerindo à Prefeitura, a notificação de todos os proprietários de terrenos baldios, para que providenciem a limpeza de seus imóveis, como forma de eliminar focos de proliferação de insetos causadores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya, Zika Vírus e febre amarela.

“Terrenos baldios, assim como imóveis abandonados, são riscos para a saúde pública. A legislação deve ser seguida à risca e é preciso notificar os proprietários para que providenciem a limpeza com roçada, capina, coleta e retirada dos resíduos vegetais, entulho e lixo, de forma a impedir que se transformem em pontos de descarte de lixo, como se observa nos diversos bairros da cidade”, alertou.

Nelsinho salienta que é preciso seguir a Lei Complementar nº 4/1991 (Código de Postura), que trata dessa questão, responsabilizando os proprietários pela limpeza. “Todos sofrem com os efeitos desagradáveis desse recorrente problema, inclusive com riscos à saúde. Além disso, a lei é clara e exige que terrenos baldios sejam devidamente murados, que tenham portões, de forma a inibir ou pelo menos reduzir, esse costume do descarte indevido de lixo e resíduos, transformando esses imóveis em lixões”, reiterou.

REFORMA DE PRAÇA

Por outro lado, Nelsinho Dib solicitou ao secretário e Infraestrutura e Serviços Público, Luiz Fernando Moreira, a realização de obras de reforma e manutenção d praça do Cristo Redentor, ao lado da Escola  Municipal José de Souza Damy.

Entre os problemas ele citou a necessidade da substituição de lâmpadas, recolocação dos bancos de concreto, recuperação do alambrado com pintura, entre outros serviços necessários. O vereador explicou que os moradores estão reclamando das atuais condições do espaço de lazer, que tem impossibilitado a utilização adequada por parte da população.

TRÂNSITO

Em requerimento dirigido ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, o vereador solicitou serviços de pintura (com tinta específica) dos redutores de velocidade (quebra-molas), localizados na Rua Sete de Setembro, no Bairro Cravo Vermelho, próximos à Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almirante Tamandaré, para melhorar a visibilidade e evitar acidentes de trânsito.

Mais Artigos

Anvisa se reúne com laboratório da vacina Sputnik V

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu hoje (21) com representantes da União Química, laboratório brasileiro que participa do consórcio envolvido na produção da vacina Sputnik V, desenvolvida