O vereador Nelsinho Dib está sugerindo à Prefeitura Municipal, a realização de um projeto de arborização na cidade, para transformar as praças públicas em bosques urbanos, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida à população, amenizando principalmente o forte calor na região.
A sugestão foi feita na última sessão da Câmara, por meio de um requerimento em regime de urgência. Na oportunidade, o vereador solicitou à diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá, Ana Cláudia Moreira Boabaid, que sejam realizados estudos nesse sentido, e tornar a cidade mais arborizada.
“Transformar as praças públicas em bosques urbanos será de grande importância para todos, e o projeto poderia ser iniciado pelo Jardim da Independência e Praça da República, com o plantio de arvores da região, servindo de modelo para as demais existentes na área urbana de Corumbá”, citou.
O vereador diz que a cidade precisa de uma melhor arborização, a exemplo do que acontece com Campo Grande, “considerada a cidade mais arborizada do Brasil”, observou. “Somos a ‘Capital do Pantanal’, mas nossas ruas e praças públicas carecem da implementação de um programa de arborização urbana, que propiciará melhoria no microclima da cidade, com a retenção de umidade do solo e do ar e, principalmente, oferecer conforto térmico à população, gerado pela sobra das árvores que irão servir de proteção, abrigo e, algumas vezes, fornecer alimentação com seus frutos, aos pássaros e outros animais”, completou.
RESIDENCIAIS
Nelsinho também solicitou o desenvolvimento de um programa de arborização urbana em áreas de passeio público, das ruas do Corumbella II, no Buriti, bem como nos residenciais Flamboyant I, II e III, em atendimento a pedidos dos moradores locais.
Pediu que, junto com o projeto, seja desenvolvido um trabalho de conscientização ambiental junto a estas comunidades, principalmente em relação aos cuidados a serem dispensados às espécies plantadas, visando a sua manutenção, inclusive com rega e outras ações necessárias.
FLOREIRAS
Ainda à Fundação de Meio Ambiente, o vereador solicitou o replantio de plantas ornamentais nas floreiras existentes nas travessias de pedestres localizadas nas ruas centrais, bem como os cuidados necessários de poda e rega, para manter a beleza desses canteiros.
“Temos 42 floreiras e, atualmente, apenas seis estão com algum tipo de planta ornamental. Muitas foram retiradas e, por isso mesmo, é preciso um trabalho de conscientização, de educação ambiental, para que a própria população ajude a cuidar e denunciar quem arranca estas plantas”, reforçou.