Eleição de Colegiados Escolares movimenta 34 unidades de ensino da Reme na cidade e no campo

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Esta terça-feira, 21 de junho, pode ser considerada o “Dia da Democracia” nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Corumbá, pois cerca de 5 mil pessoas estão tendo o direito de escolherem seus representantes nos Colegiados Escolares. Os eleitores estão divididos em quatro segmentos: pais, professores, coordenadores e funcionários administrativos.

A eleição segue durante todo o dia nas 34 escolas e Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) das zonas urbana e rural. Os representantes eleitos serão anunciados, oficialmente, nesta quinta-feira, 23 de junho, e terão atuação durante o triênio 2022 a 2025.

Em algumas unidades formaram-se filas logo cedo, pela manhã, no horário de deixar os estudantes nas escolas e Cemeis.  Cristina Justiniano Sanches, mãe de aluna da Cemei Ana Gonçalves do Nascimento, fez questão de assinar o nome, pegar a cédula, escolher entre as candidatas e depositar seu voto na urna.

“Para mim é importante saber que terá um pai falando por nós junto à escola. Por eles serem pais de alunos, sabem o que nós passamos e podem nos representar. A democracia é importante, escolher as pessoas certas para nos representar”, afirmou a mãe.

Na escola José de Souza Damy, outra mãe, Ana Maria dos Santos Espírito Santo, avaliou que o momento é a forma mais eficaz de fazer com que a voz de um grupo seja ouvida.

“É muito importante porque temos mais acesso de forma oficial à direção da escola e a própria Secretaria de Educação. Com certeza, todos os pais precisam participar e comunidade escolar também”, disse.

Para a secretária adjunta de Educação de Corumbá, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, a eleição reforça a importância da democracia e representatividade dentro do ambiente escolar.

“É uma manifestação de pertencimento a esse espaço de comunhão que é a escola. Entendendo que a escola é da comunidade, ela mesma irá buscar por melhorias, cobrar ações a quem compete”, explicou ao complementar.

“Por nossas experiências, sabemos que as unidades com melhores gestões têm a participação efetiva dos colegiados. Um trabalho conjunto em prol daquela comunidade escolar. O colegiado, além de representação, é também uma excelente ferramenta de gestão, que aponta, cobra e trabalha de forma conjunta com o Poder Público”, declarou.

Pela Instrução Normativa nº 002/2022, publicada no Diário Oficial de Corumbá, que regulamenta todo o processo eleitoral dos colegiados escolares, a posse dos eleitos está prevista para acontecer no dia 30 de junho. Há também a previsão de um curso de formação, com 20 horas, entre os dias 01 e 12 de agosto.

Mais Artigos