Uma serpente venenosa que estava em área de chamas na região do Pantanal, foi resgatada por um bombeiro no Parque do Rio Negro, entre Aquidauana e Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O vídeo acima mostra os brigadistas jogando água em uma jararaca-cruzeira e soltando em um local seguro.
O caso aconteceu nessa sexta-feira (1°) durante uma ação contra incêndios em áreas devastadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi preciso o uso de sopradores e abafadores no combate.
Conforme o registro, a serpente apareceu rastejando pelas cinzas e, em seguida, um dos bombeiros socorre o réptil e outro homem joga água no animal, com intuito de resfriar a pele. Após isso, foi solta.
De acordo com Gustavo Figueirôa, biólogo e conservacionista, a serpente é uma jararaca-cruzeira, conhecida também como boca-de-sapo. Além disso, o especialista afirma que o bombeiro agiu de forma correta ao manejar o animal.
Já a Organização Não Governamental (ONG) Ampara Animal, explica que a manipulação de serpentes exige o uso de um gancho – uma ferramenta simples – com intuito de elevar o réptil e transportá-lo da forma necessária. Confira neste documento as instruções de manejo de animais silvestres no Pantanal.