A Prefeitura de Corumbá promoveu na manhã desta quinta-feira, 27 de maio, Oficina de Planejamento do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa reuniu gestores municipais e representantes de variados setores econômicos da iniciativa privada. O ‘Cidade Empreendedora’ é uma parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sebrae/MS. O programa integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver o município.
“Colocamos em discussão todos os pontos levantados nas entrevistas que foram realizadas com os empreendedores de vários segmentos aqui da cidade, como agricultura familiar, turismo, comércio e prestadores de serviço, para obtermos uma visão daquilo que eles entendem que seja problema e aquilo que entendem que possa ser uma opção, uma iniciativa para promover o crescimento, o desenvolvimento da cidade”, afirmou o secretário Cássio Augusto da Costa Marques (Desenvolvimento Econômico e Sustentável).
A oficina permitiu a todos conhecerem as diversas visões de cada setor e elencar conteúdo para “traçar uma linha prioritária de atuação, criar um consenso em torno do caminho a ser seguido e orientar a administração pública para atuar”, completou o secretário.
Gerente regional do Sebrae em Corumbá, Matheus Oliveira, disse que o ‘Cidade Empreendedora’ é uma ação para “ajudar a roda econômica de Corumbá girar”. Ele destacou que os consultores do Sebrae já realizaram algumas ações estratégicas de planejamento e de execução. “Já tivemos agentes em campo visitando várias empresas, que chamamos de eixos dentro do programa. Agora, estamos realizando o eixo fundamental do plano, que traz todo um plano de desenvolvimento com o olhar de cada segmento e cada setor econômico”, finalizou.
Cidade Empreendedora
Com o ‘Cidade Empreendedora’, Corumbá vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”.
São várias iniciativas que englobam o ‘Cidade Empreendedora’ e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, estão o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.
Dados da Receita Federal apontam que em Corumbá, neste ano, 88% da densidade empresarial do município correspondem aos pequenos negócios. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do ‘Cidade Empreendedora’ é direcionada para auxiliar e propor soluções para o empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.