Bicentenário da Independência é marcado com ato no Jardim, quermesse e desfile cívico-militar

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Os 200 anos da Independência do Brasil foram celebrados na manhã desta quarta-feira, 07 de setembro, com o hasteamento da Bandeira Nacional, na praça da Independência, seguido pelo tradicional desfile cívico-militar na avenida General Rondon, além da tradicional Quermesse da APAE.

A solenidade de hasteamento da bandeira reuniu autoridades civis e militares e população. Os hinos Nacional e da Independência foram executados, em conjunto, pelas bandas do 6º Distrito Naval, da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal e do município Manoel Florêncio.

Na cerimônia na praça, o general-de-brigada Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, afirmou ser “um momento de muito orgulho para a 18ª Brigada participar com a população corumbaense das comemorações da Independência do Brasil”. O vice-almirante Paulo Cesar Bittencourt Ferreira, comandante do 6º Distrito Naval, destacou que a comemoração cívico-militar celebram “ a liberdade” e “aqueles que conquistaram nossa independência”.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Façanha, ressaltou que celebrar o bicentenário da Independência do Brasil é “muito especial para Corumbá” que reforça a importância de reverenciar “nossos símbolos nacionais”. Lembrou as dificuldades enfrentadas a partir de 2020, com a pandemia da Covid-19, e que tudo que ocorreu neste 7 de setembro teve um significado maior ainda, pelo fato de “termos superado um período difícil, apesar da saudade daqueles que se foram”.

Ainda no Jardim da Independência, Façanha fez um destaque especial em relação à Quermesse da APAE, que retornou após três anos (não ocorreu em 2020 e 2021 devido à pandemia). Elogiou os parceiros, as entidades governamentais que se unem na realização de um evento que já se tornou tradição na cidade, em apoio à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.

Após hastear o pavilhão nacional, o vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto, disse que o 7 de Setembro é “uma data importante para toda a nação”. Representando o prefeito Marcelo Iunes na cerimônia, o vice-prefeito ressaltou que o Brasil “é um país unido por uma mesma língua, apesar da dimensão territorial gigantesca. Somos um país onde a tolerância religiosa, onde o racismo e o preconceito estão sendo extirpados de nossos meios. Um país lindo, livre até de fenômenos naturais (…) Um país que respeita as diferenças e referências de cada um”.

Desfile

Após a cerimônia de hasteamento da bandeira nacional teve início o desfile cívico-militar na avenida General Rondon. Dividido em duas partes, o desfile teve duração aproximada de 40 minutos. Na primeira delas, desfilaram as Forças Armadas e Forças Auxiliares. A apresentação militar contou com a Guarda das Bandeiras Históricas com os pavilhões adotados pelo Brasil desde a chegada portuguesa, em 1500, até a Proclamação da República, em 1889. A passagem dos militares contou com representações da Marinha; Exército; Força Aérea; Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal. Os militares ainda apresentaram as viaturas táticas utilizadas no cotidiano das ações de defesa dos rios e território pantaneiro e garantia da segurança pública dos moradores de Corumbá e Ladário.

Na apresentação civil desfilaram representações do Instituto Novo Olhar e das escolas municipais José de Souza Damy; Barão do Rio Branco; Clio Proença; Luiz Feitosa Rodrigues e, encerrando, a Banda Municipal Manoel Florêncio. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Corumbá)

Mais Artigos