Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Em virtude das sequelas deixadas pela Covid-19, Corumbá instituiu um importante serviço de atendimento aos pacientes que foram acometidos pela doença.

Como conta o Chefe do Executivo Municipal, Marcelo Iunes “as sequelas da Covid podem ser severas, e afetar o indivíduo de várias maneiras, com o objetivo de reduzir e tratar os impactos da doença, Corumbá formatou com recursos próprios um núcleo de reabilitação, com atendimento multiprofissional para auxiliar na recuperação física, psicológica e social. O projeto é inovador, pioneiro no Estado, e foi apresentado em Brasília para o recebimento de uma contrapartida federal”.

Em cerca de dois meses, o Núcleo já atendeu cerca de 49 pacientes pós Covid, 22 tiveram alta e 27 estão em atendimento. O Secretário de Saúde, Rogério Leite explica “são inúmeros atores da saúde envolvidos na assistência a um paciente, o encaminhamento ao núcleo pode ser pela Unidade de Saúde ou pelo médico da rede hospitalar. Após avaliação é feita a individualização dos protocolos, e acompanhamento por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social, educador físico e nutricionista.”

A coordenadora do núcleo, Lielza Victório Carrapateira Molina relata “observamos que as principais queixas são dispneia (dificuldade para respirar), cansaço, fadiga, queda de cabelo, falta de memória e concentração. Alguns pacientes também ficam com a perda de olfato e paladar por um longo período. Já na área emocional, as reclamações mais frequentes são insônia, medo e ansiedade. Na área social a dificuldade de retornar as atividades laborais, gerando desemprego ou afastamento do trabalho”.

Flávia Mendes, de 41 anos, esteve internada 13 dias em decorrência da doença, sendo que 6 foram no CTI, e atualmente é assistida pelo núcleo, “tive um comprometimento pulmonar de 75%, já faz um mês que tive alta, mas ainda tenho tosse, dor de cabeça, dor muscular e cansaço. Faço fisioterapia e fui encaminhada para um médico para realizar uma nova avaliação, e está sendo muito bom, fui muito bem acolhida pela equipe”.

O Núcleo de Reabilitação Pós Covid funciona no Cetro de Fisioterapia, para ser assistido é necessário ter o encaminhamento da Unidade de Saúde, o local está aberto de segunda a sexta, das 07 às 17h, na Rua América, 427, entre as ruas Tiradentes e Ladário, Centro.

Mais Artigos