TCU aponta compra de cloroquina pelo SUS como ilegal

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) apontou o uso do dinheiro do SUS (Sistema Único de Saúde) para compra de cloroquina para tratamento da Covid-19 como ilegal. O tribunal alega que a compra só poderia ser feita com a aprovação da Anvisa ou de autoridades sanitárias internacionais, o que não ocorreu. Por conta disso, o ministério da Saúde tem cinco dias para apresentar uma explicação.

O ministro, Bemjamin Zymler afirmou em despacho que o fornecimento do medicamento como tratamento do novo coronavírus não tem comprovação científica e que ele foi comprovado sem a autorização das autoridades sanitárias.

“Desta feita, como não houve manifestação da Anvisa acerca da possibilidade de se utilizar os medicamentos à base de cloroquina para tratamento da Covid-19 e tampouco dos órgãos internacionais [quatro autoridades sanitárias estrangeiras previstas em lei] antes mencionados, verifica-se não haver amparo legal para a utilização de recursos do SUS para o fornecimento desses medicamentos com essa finalidade”, afirmou o ministro.

Ainda no despacho, o ministro questiona também o fato de Eduardo Pazuello, ministro da saúde, pois no dia 18 de janeiro, mudou seu posicionamento e afirmou que os pacientes com Covid-19 buscassem “atendimento precoce” e não um “tratamento precoce”.

O ministério da saúde tem cinco dias para que informe a posição oficial do uso da cloroquina e pede que encaminhe as medidas adotadas para que haja coerência na orientação da pasta.

Mais Artigos