Com previsão de pancadas de chuva no fim se semana, Imasul alerta para risco de enchentes em MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), emitiu, nesta sexta-feira (22), um alerta para o risco de enchentes dos rios no Estado. A previsão é de mais chuvas durante o fim de semana.

Os níveis dos rios Miranda e Aquidauana subiu mais do que o esperado durante a semana. O monitoramento aponta que na região pantaneira era esperado 145 milímetros, porém, chuva atingiu 305 mm; no sudoeste choveu 350 mm, o previsto era de 180 mm; no sul choveu 250 mm e era esperado 200 mm; na região central choveu 280 mm, esperado era de 230 mm; norte choveu 210 mm, esperado 250 mm; e no bolsão: choveu 230 mm, esperado 300 mm.

As equipes do instituto e Defesa Civil informaram que vão estar de plantão monitorando o transbordamento dos rios no Estado. Com o grande volume de água, o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, explica que o nível dos rios subiu mais do que esperado.

“O rio Miranda transborda na cidade chegando a 7 metros, até hoje pela manhã ainda estava em 5,29 metros, porém a tendência é de chuvas. Já a situação do rio Aquidauana é mais preocupante. Esse rio começa a transbordar na cidade com 8 metros e já estava com 7,80 metros pela manhã”, disse

As leituras dos níveis dos rios colhidas às 7h, apontam que o rio Miranda, no ponto em que cruza a estrada MT-738, subiu mais de dois metros em dois dias. Estava com 7,61 metros no dia 20, passou para 8,66 metros ontem (21) e hoje atingiu 9,75 metros. Nesse trecho o rio atinge situação de emergência acima de 6,5 metros, portanto o Aviso de Evento Crítico já foi emitido dia 19.

Desse ponto até chegar à cidade de Miranda as águas demoram cerca de cinco dias, avalia Sampaio. O nível do rio no ponto em que atravessa a cidade estava com 5,23 metros de volume de água hoje pela manhã, que era de 4,71 mm, mas a chegada desse volume elevado de água que desce o rio pode provocar o transbordamento nos próximos dias.

O rio Aquidauana também está com seu leito subindo rapidamente. Passou de 6,03 metros no dia 20 para 6,53 metros na quinta-feira (21) e hoje já chegava a 7,74 metros pela manhã. Ao atingir 8 metros o rio entra em situação de emergência.

Mais Artigos