Funtrab e UFMS abrem inscrições para MBA destinado ao cooperativismo e empreendimentos solidários

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Quem atua na economia solidária, agricultura familiar e outros movimentos ligados a esse segmento, sua chance de se tornar um especialista na área chegou, a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) em parceria com a Universidade Federal de MS (UFMS), estão com inscrições abertas no Edital Nº 358/2022 (Proerce/UFMS), e no Edital de Chamamento Funtrab Nº 01/2022, as inscrições podem ser efetuadas até o dia 06 de janeiro de 2023. Confira os Editais no Diário Oficial de MS (DOE), das páginas 89 a 93.  

De acordo com o professor Alessandro Gustavo Arruda, essa parceria é um importante passo para qualificar pessoas que atuam no segmento da economia solidária. “Precisamos qualificar formadores, que sejam atuantes, para auxiliar na transformação do pequeno produtor em um grande gerador de emprego e renda”, declarou o professor.  

“Na agricultura familiar 80% dos produtos comercializados no Ceasa/MS (Central de Abastecimento de MS) vem de outros Estados, precisamos fortalecer os produtores locais, por isso a formação acadêmica é de suma importância. Nosso propósito é que tenham alimentos da agricultura familiar do MS em nossas mesas”, conclui Arruda.   

O curso terá duração de 18 meses, com aulas no formato híbrido, com encontros presenciais e quinzenais, no prédio da Escola de Administração e Negócios da UFMS, às sextas-feiras, no período noturno, e aos sábados (manhã e tarde), e no ambiente virtual de acordo com o calendário do curso.  

Luciane Cristina Carvalho, coordenadora do curso, destaca que os especialistas terão a missão de ajudar os pequenos produtores no planejamento de todas as ações, tais como: orçamento, propagação de ferramentas digitais, na divulgação dos produtos, auxílio nas vendas, administração financeira, logística e outros assuntos que possam agregar na geração de renda.   

São 50 vagas no processo seletivo para ingresso no curso de especialização de agentes locais de trabalho, emprego e renda, na área de concentração em cooperativismo e economia solidária. As vagas estão distribuídas em 9 regiões: Campo Grande (13), Grande Dourados (8), Bolsão (8), Pantanal (5), Sul-Fronteira (8), Leste (2), Cone Sul (2), Norte (2), Sudoeste (2).  

O diretor-presidente da Funtrab Marcos Derzi, destaca que essa iniciativa servirá para fortalecer o segmento da economia solidária, “ essa é primeira especialização nesse modelo, vale ressaltar é com recurso do Governo do Estado, a intenção é formar mais turmas, ” declarou Derzi. 

Mais Artigos