No Dia Mundial da Saúde, Defensor Público Federal destaca a importância do SUS para os brasileiros

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, que será comemorado neste domingo, 7 de abril, o Defensor Público Federal André Naves, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social, ressalta a importância do Sistema Único de Saúde para os brasileiros. Criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado dois anos depois, em 1990, o SUS, segundo Naves, desempenha um papel crucial no enfrentamento de doenças, na vacinação, na promoção da saúde e no atendimento a todos os cidadãos, independentemente de sua condição socioeconômica.
 “O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade não apenas de celebrarmos os avanços conquistados pelo Brasil na área da saúde nas últimas três décadas com o SUS, mas também um momento importante para refletirmos sobre os muitos desafios que ainda precisam ser enfrentados pelo poder público para que nosso Sistema de Saúde avance cada vez mais, garantindo a todas as pessoas um atendimento de alto padrão, similar ao da iniciativa privada, com recursos tecnológicos de última geração, em hospitais e postos de saúde de todas as regiões do país”, afirma.
 Ao longo dos mais de 30 anos de existência, o SUS evoluiu historicamente, adotando medidas como a descentralização e a municipalização de ações e serviços. Neste contexto, André Naves enfatiza a necessidade de reconhecimento do SUS como um dos pilares essenciais para a garantia do direito à saúde da população mais carente. E lembra que, especialmente em tempos desafiadores como os que vivemos, pós-pandemia de Covid e com pandemia de dengue em diversos pontos do Brasil atualmente, é fundamental destacar e elogiar o trabalho incansável dos profissionais de saúde que atuam diariamente para oferecer cuidados e assistência a milhões de pessoas em todo o país.

“Todos os cidadãos precisam se unir em apoio ao SUS, reconhecendo a grande importância que o Sistema representa para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida de todos os brasileiros. Reafirmamos nosso compromisso com a defesa de um sistema de saúde público, universal e de qualidade para todos. E o Dia Mundial da Saúde é propício para isso. Este legado é nosso!”, destaca o Defensor Público.
 O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo. Atende a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente do Sistema para tratar da saúde. 
  Mais informações:
 Assessoria de Imprensa do Defensor Público Federal André Naves
Ex-Libris Comunicação Integrada
Cristina Freitas (21) 99431-0001 – cristina@libris܂com܂br
Andreia Constâncio (24) 99857-1818 – andreia@libris܂com܂br
Mais Artigos

Homem é encontrado morto em residência

Jamil Lourenço Araújo, de 53 anos, foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (27) em uma residência no Bairro Lagoa em Itaporã, a 234 km de Campo Grande.