Em parceria, Prefeitura leva programa Saúde do Homem e da Mulher Rural para assentamento

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Moradores do assentamento Taquaral receberam as ações do programa ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’. Os atendimentos, realizados ao longo da última semana, foram prestados na Escola Municipal Rural Polo Monte Azul. No sábado, 08 de julho, foram oferecidos exames e consultas nas especialidades urologia, ginecologia, dermatologia e oftalmologia, além de atendimento odontológico e vacinação.

A iniciativa foi uma parceria da Prefeitura de Corumbá com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Sindicato Rural de Corumbá.

Representando o prefeito Marcelo Iunes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, acompanhou as ações no assentamento Taquaral. “ É um trabalho que visa atender a população da área  rural. O Município mantém uma estrutura para atender a área rural, e essa ação é uma ação de reforço. É uma soma de esforços para que ninguém fique sem sem atendimento”, disse.

“Essa parceria da Prefeitura com o Sindicato Rural de Corumbá; Famasul e Senar MS ocorre em várias áreas. Nós, da Secretaria de  Desenvolvimento Econômico e Sustentável , temos uma parceria muito grande na área da agricultura  familiar, com  assistência técnica e gerencial e para hortifrutis, agroindústria, leite e piscicultura, por exemplo. Desenvolvemos parcerias há um bom tempo com o apoio do Sindicato Rural de Corumbá”, completou o secretário.

Coordenador médico do programa ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’, o urologista Marcelino Ibrahim, destacou o caráter preventivo da ação. “Nosso intuito é a prevenção, esse é o nosso objetivo. a gente faz uma prevenção, faz  um diagnóstico dos possíveis cânceres e  o encaminhamento para que seja apurado, se realmente é câncer ou não, para que seja tratado. Uma vez identificado, a fazemos o  cadastro desse paciente, colocamos na nossa lista de cadastro e comunicamos a Secretaria de Saúde do município. Por sua vez, a Secretaria faz o encaminhamento via SISREG (Sistema de Regulação), que é via nacional. Pelo fato de ser possível câncer, há um pré-acordo pata que os pacientes tenham atendimento o mais rápido possível”.

“Para nós, da Secretaria de Saúde do Município é importantíssimo levar o atendimento para o mais perto possível da população, ainda mais esses atendimentos específicos. Com essa parceria da Prefeitura com o Senar MS estamos oferecendo atendimentos odontológicos, médicos e de vigilância para a população dos assentamentos”, afirmou a secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad. A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, também acompanhou o trabalho no assentamento Taquaral.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, ressaltou que a realização das ações do programa ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’ só é possível em razão do apoio da Prefeitura de Corumbá. “Começamos essa parceria com a Prefeitura de Corumbá em 2017. Já fizemos  várias ações da ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’, começamos no  Pantanal na fazenda Novo Horizonte e  viemos vindo para todos  as comunidades da área rural de Corumbá. Aqui no Taquaral viemos esse ano  por ser um assentamento que está perto de todos os outros e fica mais fácil atender a comunidade do campo. É uma ação que sem a Prefeitura Municipal de Corumbá, sem o Senar, o Sindicato Rural de Corumbá  não conseguiria”, disse.

Morador no assentamento Taquaral, Luiz Carlos da Silva Carvalho, afirmou que a proximidade facilita a busca por atendimento médico. “O atendimento aqui próximo da gente é muito importante. Evita que a gente tenha que se encaminhar para a cidade. Então, para nós, ter esse atendimento aqui é muito importante. Eu recomendo e todo ano que tem a gente vem”.

Saúde do Homem e da Mulher Rural

O programa ‘Saúde do Homem Rural’ tem como objetivo gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida; além de contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com Secretarias de Saúde Secretarias de Saúde e Prefeituras.

Mais Artigos

Deputado Amarildo Cruz é internado na UTI

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após parada cardiorrespiratória, nesta quarta-feira (15), em Campo Grande MS. A família do