Quase 3 anos após incêndios catastróficos, nova sede do Prevfogo é instalada em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), ganhou uma nova base de combate a incêndios florestais em Corumbá. A unidade está localizada no Parque Marina Gatass, estrategicamente montada em uma região para facilitar o acesso ao combate das chamas que atingem o Pantanal.

Isso porque os brigadistas conseguem ter acesso mais rápido às embarcações e à navegação pelo rio Paraguai. Um dos objetivos do trabalho, ainda em junho, é o manejo integrado do fogo, que consiste em atividades como conscientização da prevenção às queimadas e incêndios.

O terreno onde foi construída a base foi cedido pela Prefeitura de Corumbá, graças a uma parceria com a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal.

“Tem o acesso do rio, onde tem as nossas embarcações, aqui tá do lado da Polícia Militar Ambiental que tem um heliponto, e então quando os helicópteros pra tá auxiliando nos combates, a gente vai tá bem próximo, da base do lançamento .A gente vai está com uma posição de fácil acesso ao norte de Corumbá e ao Pantanal, conta Márcio Yule, Coordenador estadual do Prevfogo.

Incêndios

Em 2019 e 2020, o Pantanal foi atingido pela maior tragédia de sua história nos últimos anos.

Incêndios destruíram cerca de 4 milhões de hectares. 26% do bioma – uma área maior que a Bélgica – foi consumida pelo fogo.

Cerca de 4,6 bilhões de animais foram afetados e ao menos 10 milhões morreram pelas queimadas no bioma. Só no território de Mato Grosso do Sul, 1,7 milhão de hectares virou cinzas. No Mato Grosso, a destruição foi maior: quase 2,2 milhões de hectares.


Mais Artigos