A Secretaria de Saúde de Corumbá alerta os pais e ou responsáveis sobre o aumento de casos de catapora

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera.

A doença pode ser prevenida com a vacina denominada de “Varicela”, aplicadas em crianças a partir dos 15 meses e com um reforço aos 4-6 anos. Os Profissionais de saúde que trabalham diretamente na assistência a pacientes que não se vacinaram podem procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Como a Catapora (Varicela) é transmitida?

A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias.

O período de incubação do vírus Varicela, causador da Catapora, é de 4 a 16 dias. A transmissão se dá entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas.

Deve-se afastar a criança da creche ou escola por 7 dias, a partir do início do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Quais são os sintomas da Catapora (Varicela)?

Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Os principais sinais e sintomas da doença são:

manchas vermelhas e bolhas no corpo;

mal estar;

cansaço;

dor de cabeça;

perda de apetite;

febre baixa.

As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, se espalham e se transformam em pequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucos dias o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam. Este processo causa muita coceira, que pode infeccionar as lesões devido a bactérias das unhas ou de objetos utilizados para coçar.

Aos primeiros sintomas é necessário procurar um serviço de saúde para que um profissional possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença. Para evitar o contágio, é necessário restringir a criança ou adulto com catapora de locais públicos até que todas as lesões de pele estejam cicatrizadas, o que acontece, em média, num período de duas semanas. Mãos, vestimentas e roupas de cama, além de outros objetos que possam estar contaminados, devem passar por higienização rigorosa.

Confira os pontos de imunização desta semana

Centro de Saúde da Ladeira

Das 07h30 às 17h

Unidades Básicas de Saúde

Manhã: 07h30 às 10h30

Tarde: 13h30 às 16h30

Rosimeire Ajala (Beira Rio)

Luiz Fragelli

Bonifácio Tiaen

Popular Velha

Lúcia Maria

Breno de Medeiros

Humberto Pereira

Walter Victório

Mais Artigos

Filha de 11 anos vê mãe ser morta pelo pai

Andressa Fernandes Teixeira de 29 anos foi assassinada pelo marido Willames Monteiro na frente da filha, de 11, nesse sábado (20), de acordo com a investigação. Nesta segunda-feira

Polícia Civil prende suspeito em Juiz de Fora

Dois jovens residentes em Juiz de Fora foram presos por tráfico de drogas na noite de quinta-feira (25) suspeitos de liderarem uma associação criminosa envolvida com o trafico