Mato Grosso do Sul vai receber mais 32 mil doses de Coronavac

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou na manhã desta sexta-feira (5), durante a solenidade de assinatura da parceria público-privada (PPP) de esgotamento da Sanesul, que Mato Grosso do Sul receberá um quarto lote de vacinas contra Covid-19, com 32 mil doses. O imunizante é o Coronavac, do instituto Butantan e Sinovac.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, as doses deverão chegar entre essa sexta-feira ou no sábado (6). Ele disse que uma equipe técnica está reunida para discutir qual público-alvo será imunizado. As opções são manter a vacinação dos profissionais de saúde, a dos idosos de 80 anos acima ou incorporar um novo grupo.

Resende afirmou, entretanto, que a quantidade é pequena e que o estado precisa de mais vacinas. Para isso, disse que o governo participa nesta manhã de uma reunião com a embaixada da China junto com os represantes de outros estados.

O objetivo da reunião é tentar acelerar o envio pelos chineses do princípio ativo para a produção da Coronavac pelo Butantan e dos insumos para a produção da vacina Oxford/Astrazenica no país.

Ele revelou também que será discutida a possibilidade dos estados poderem adquirir diretamente a vacina.

O secretário comentou que o governo do estado defende que a aquisição e distribuição seja feita pelo governo federal via Programa Nacional de Imunização, mas que se houver a possibilidade dessa compra, para agilizar a imunização, Mato Grosso do Sul vai fazer isso.

Dados da Covid-19:

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul confirmou nesta sexta-feira 622 casos novos de Covid-19 e mais 11 mortes provocadas pela doença. O total de infectados pelo coronavírus atingiu 164.314 e o óbitos a 2.983.

Segundo a secretaria, o estado tem atualmente 7.727 casos ativos, sendo que 7.262 pessoas estão cumprido isolamento domiciliar e 465 hospitalizadas, das quais 230 em leitos de terapia intensiva.

A taxa de ocupação de leitos de UTI públicos é de 66%.

Em contrapartida, o número de recuperados totalizou 153.604 o que representa 93,4% das pessoas que foram infectadas com o coronavírus.

Mais Artigos