Saúde chama atenção para adesão as vacinas de rotina do calendário infantil

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

No Brasil, nos últimos anos nota-se uma queda gradativa da cobertura vacinal infantil, que foi agravada pela pandemia. Segundo especialistas os principais motivos são a percepção enganosa de parte da população de que não é preciso vacinar porque as doenças desapareceram, e o movimento antivacina, mas é preciso alertar sobre os riscos a que a população se expõe ao não vacinar seus filhos contra a Covid-19.

O Secretário de Saúde de Corumbá, Rogério Leite explica “o Brasil está com a pior cobertura vacinal dos últimos 30 anos, um retrocesso que poderá colocar em risco a vida de muitas famílias, pois a não vacinação poderá fazer com que doenças já erradicadas voltem a circular”.

“Como são doenças que estão sob controle, devido a vacinação, a população esqueceu dos riscos, mas são graves e podem deixar graves sequelas ou até mesmo causar óbitos”, complementa o Secretário de Saúde.

São mais de 18 tipos de vacinas ofertadas na rede pública de saúde, como COVID-19, BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice viral, Tetraviral, Varicela, HPV entre outras.

De segunda a sexta, o município disponibiliza 12 salas de vacina, nas Unidades Básicas de Saúde da Família, que estão abertas das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, além do Centro de Saúde da Ladeira que 7h30 às 17h. O Centro de Saúde da Ladeira também fica aberto aos sábados das 7h30 às 12h.

Confira a relação das Unidades Básicas de Saúde da Família que possuem salas de vacina:

Mais Artigos