Prefeito destaca ação do Município para garantir medicamentos e equipamentos para a Saúde Pública

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes visitou o Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira, 03 de agosto. No local, Iunes verificou o estoque de medicamentos e entregou equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde do Município. O secretário de Saúde, Rogério Leite, e a secretária adjunta Mariluce Leão acompanharam a vistoria juntamente com a farmacêutica responsável pelo Almoxarifado, Erika Longuine, e a gerente de Atenção em Saúde, Patrícia Daga .

“A Prefeitura trabalha para garantir os materiais essenciais de qualquer unidade de saúde, bem como UPA e Pronto-Socorro. Dos medicamentos, só faltam dois tipos que não têm no mercado. O Município está buscando junto ao Estado, com o objetivo de não deixar faltar, mas infelizmente não é culpa do Estado ou do Município, mas da falta de princípio ativo para a produção das indústrias farmacêuticas”, destacou o prefeito de Corumbá.

Marcelo Iunes reforçou que a Prefeitura mantém, em andamento, processos de compras de medicamentos para garantir o suprimento do material. “É uma ação deixar as unidades abastecidas; também estamos trocando móveis. Tudo com recursos do Programa de Aquisição da Atenção Básica (PAB), que é um recurso do Município”, completou o prefeito.

O chefe do Executivo Municipal ainda conferiu a chegada dos seguintes equipamentos: kit sutura/curativo (100) kit pequena cirurgia infantil (110); aparelhos de glicemia (300); tiras de glicemia (8.000) e aparelhos de pressão adulto (120), infantil (200) e obeso (200); além de kits de sondagem vesical; kits de retirada de pontos; martelo de Buck; lanterna clínica (84) e diapasão (32); cúpula redonda (110); bandeja 22×17 (75); cabo n°3 (100); cabo n°4 (100); esfigmo adulto (92); esteto infantil (84) e esteto adulto (84).

“Aqui no almoxarifado temos os medicamentos necessários das Redes Municipal e Nacional de Medicação, além de insumos, equipamentos e materiais permanentes para que a gente possa dar a melhor condição para que nossos servidores possam fazer o melhor trabalho à nossa população. As aquisições são feitas através do Programa da Atenção Básica, que é um recurso orçamentário para investimentos na Atenção Primária e é o que a gente tem feito”, disse o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite.

O secretário explicou que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tem equipes responsáveis pela distribuição logística dos medicamentos e materiais de uso para as Unidades de Saúde. Tudo é feito mediante rígido controle. “Todas as unidades de saúde do Município, seja da atenção primária, estratégia da família de urgência e emergência, que são UPA e Pronto-Socorro, também como as especializadas, que são o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e os CAPS. Fazemos esse trabalho, esse fluxo assistencial para todos”, finalizou.

Mais Artigos

Rachadura em Mina da Vale em Corumbá causa preocupação

A exploração de minério em Corumbá precisa ser ficalizada de perto pelos órgãos responsáveis.Temos informações de funcinários que essa atividade poderá provocar tragédia nos próximos anos,devido a escavação

Corumbá segue com vacinação Antirrábica

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esta realizando em domicílio a campanha de vacinação contra