Prefeito destaca ação do Município para garantir medicamentos e equipamentos para a Saúde Pública

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes visitou o Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira, 03 de agosto. No local, Iunes verificou o estoque de medicamentos e entregou equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde do Município. O secretário de Saúde, Rogério Leite, e a secretária adjunta Mariluce Leão acompanharam a vistoria juntamente com a farmacêutica responsável pelo Almoxarifado, Erika Longuine, e a gerente de Atenção em Saúde, Patrícia Daga .

“A Prefeitura trabalha para garantir os materiais essenciais de qualquer unidade de saúde, bem como UPA e Pronto-Socorro. Dos medicamentos, só faltam dois tipos que não têm no mercado. O Município está buscando junto ao Estado, com o objetivo de não deixar faltar, mas infelizmente não é culpa do Estado ou do Município, mas da falta de princípio ativo para a produção das indústrias farmacêuticas”, destacou o prefeito de Corumbá.

Marcelo Iunes reforçou que a Prefeitura mantém, em andamento, processos de compras de medicamentos para garantir o suprimento do material. “É uma ação deixar as unidades abastecidas; também estamos trocando móveis. Tudo com recursos do Programa de Aquisição da Atenção Básica (PAB), que é um recurso do Município”, completou o prefeito.

O chefe do Executivo Municipal ainda conferiu a chegada dos seguintes equipamentos: kit sutura/curativo (100) kit pequena cirurgia infantil (110); aparelhos de glicemia (300); tiras de glicemia (8.000) e aparelhos de pressão adulto (120), infantil (200) e obeso (200); além de kits de sondagem vesical; kits de retirada de pontos; martelo de Buck; lanterna clínica (84) e diapasão (32); cúpula redonda (110); bandeja 22×17 (75); cabo n°3 (100); cabo n°4 (100); esfigmo adulto (92); esteto infantil (84) e esteto adulto (84).

“Aqui no almoxarifado temos os medicamentos necessários das Redes Municipal e Nacional de Medicação, além de insumos, equipamentos e materiais permanentes para que a gente possa dar a melhor condição para que nossos servidores possam fazer o melhor trabalho à nossa população. As aquisições são feitas através do Programa da Atenção Básica, que é um recurso orçamentário para investimentos na Atenção Primária e é o que a gente tem feito”, disse o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite.

O secretário explicou que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tem equipes responsáveis pela distribuição logística dos medicamentos e materiais de uso para as Unidades de Saúde. Tudo é feito mediante rígido controle. “Todas as unidades de saúde do Município, seja da atenção primária, estratégia da família de urgência e emergência, que são UPA e Pronto-Socorro, também como as especializadas, que são o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e os CAPS. Fazemos esse trabalho, esse fluxo assistencial para todos”, finalizou.

Mais Artigos

Ciclista morre atropelado em rodovia

Um homem de 53 anos morreu neste domingo (3) após ser atropelado por um carro na rodovia MS-276, no distrito de Lagoa Bonita, em DeodápolisMS. De acordo com

Novas regras facilitam pagar boletos com PIX

Resolução do Banco Central que entra em vigor nesta segunda-feira (3) facilita o pagamento de boletos com o PIX, o sistema de transferência de recursos em tempo real