O prefeito Marcelo Iunes visitou quatro pontos onde a Prefeitura faz a vacinação da população com mais de 18 anos contra a Covid-19. Esta quinta-feira,08 de julho, marca o encerramento simbólico da imunização pelo estudo VEBRA COVID-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19) que vai pesquisar a efetividade e impacto da vacinação em massa na região de fronteira de Mato Grosso do Sul.
Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, e da secretária-adjunta, Mariluce Leão, Marcelo Iunes esteve na Praça do bairro Nova Corumbá – onde o Município manteve até às 11 horas duas equipes de vacinadores –; nas Unidades de Saúde Walter Victório (no bairro Cravo Vermelho) e Bonifácio Tikayoshi Tiaen (no bairro Padre Ernesto Sassida) e no drive-thru do Ginásio Poliesportivo da rua Porto Carrero.
“Conseguimos vacinar mais de 20 mil pessoas em apenas quatro dias e ainda estamos na expectativa de aumentar esse número hoje, que é o último dia da campanha. É lógico que veio um número até mais que o suficiente para vacinar toda a população corumbaense e acredito que a gente passe dos 95% da imunização de todos que estão na faixa etária de 18 anos para cima e dos 12 aos dezessete anos, com comorbidades”, afirmou o prefeito.
O chefe do Executivo corumbaense reforçou a importância da imunização de todos os moradores de Corumbá. “Esperamos e contamos que as pessoas venham se vacinar, que não percam essa oportunidade única. Depois disso, acredito que será muito difícil virem mais vacinas para cá, além das que serão usadas para a segunda dose da Pfizer, Coronavac e Astrazeneca. Então a hora é essa. Venham se imunizar contra a Covid-19”, reforçou Iunes.
A nova classificação de Corumbá no Programa Prosseguir, do Governo do Estado, também foi destacada pelo prefeito. A cidade agora figura na bandeira laranja, que indica grau médio para avanço da covid-19.
“Eu até acredito que estejamos na bandeira amarela (grau tolerável), isso em razão da diminuição do número de internados no CTI; diminuiu bastante o número de casos positivos por dia, estava em torno de 70 a 80 por dia, hoje está na faixa de 25 a 30 por dia, caiu em mais de 50%; estamos sem filas no pronto-socorro, na UPA. Então, acredito que na próxima leitura do Prosseguir possamos avançar até a faixa verde (grau baixo) mesmo. Mas, é importante lembrar que não é porque estamos imunizados, que vamos deixar usar máscara, fazer higienização com álcool em gel, lavar as mãos com sabonete e manter distanciamento”, completou o prefeito Marcelo Iunes.
Vacinação prossegue
O secretário municipal de Saúde Rogério Leite disse que esta quinta, dia 08, marca o encerramento simbólico da imunização pelo estudo VEBRA COVID-19 e reforçou que a imunização prossegue em Corumbá. “O projeto VEBRA termina hoje para que possamos distribuir e dar a oportunidade de imunização aos outros 66 municípios de Mato Grosso do Sul. Nós vamos continuar com as buscas ativas nas unidades de saúde, em todas as unidades, tanto assentamentos rurais, quanto área urbana. Precisamos continuar essa busca, porque acreditamos que temos aproximadamente 2 mil pessoas em todos esses locais, que não foram vacinados e precisamos fazer o convencimento para que recebam a imunização e também. Continuaremos com o poliesportivo ativo, porque quase 24 mil pessoas precisam da segunda dose. O Poli é um centro de vacinação que não vai parar. E as e as unidades, elas receberão e farão a busca ativa. Nós ficaremos com a Unidade de Saúde da Ladeira também”, detalhou o titular da Secretaria de Saúde.
Rogério informou que mesmo devolvendo as doses da vacina Janssen que não foram utilizadas, Corumbá permanecerá com um percentual do imunizante para seguir com a vacinação. “Temos que lembrar que 10% dessas doses que sobrarão em cada município, permanecerão no município, para que a gente possa continuar a imunização daqueles que, porventura, não puderem se imunizar nesse período de cinco dias. Então, hoje, simbolicamente, acaba o período do projeto, mas a gente continua imunizando, semana que vem, nós temos o Pantanal, uma área de quase 400 pessoas a serem imunizadas no fundo do Pantanal, no Paiaguás”, concluiu.
Os horários de vacinação nesta quinta-feira são os seguintes: Unidades de Saúde Paulo Maissato (Nova Corumbá), Walter Victório (Cravo), Bonifácio Tiaen (Padre Ernesto Sassida) até as 21 horas; demais unidades até 17 horas. Poliesportivo da avenida Porto Carreiro (ponto fixo e drive thru) até meia-noite.