Virtual, Temporada de Inverno do Museu Casa do Dr. Gabi debate temática indígena do Mato Grosso do Sul

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá, por meio da sua Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, segue com a Temporada de Inverno 2021: Rodas de Areôtorare, até o dia 19 de agosto.  Todas as ações estão sendo realizadas de forma virtual pela plataforma do Youtube da Casa do Dr. Gabi (https://www.youtube.com/channel/UCxPBkozO4nWk-ZJmtHlqBnw), em parceria com a Biblioteca CEU Heloísa Urt.

Neste ano o evento trouxe como temática as questões indígenas do MS, através de rodas de conversa, contações de histórias, mostra de cinema, artesanato e lançamento de livro.

As mesas acontecem sempre às quintas-feiras, às 19 horas. Já as contações de histórias (todas baseadas em cosmologias indígenas) são lançadas às sextas-feiras (18 horas) e a Mostra de Cinema Indígena, com curadoria da ASCURI (Associação Cultural de Realizadores Indígenas), estará disponível ao público até o final do evento.

Dentre as Rodas de Areotôrare, estão sendo abordados temas como: o artesanato indígena de MS, territórios e territorialidades dos indígenas em fronteira, a língua como identidade, o audiovisual indígena no MS, Direitos Humanos e povos indígenas.

A inspiração para o tema dessa terceira edição da Temporada de Inverno do Museu Casa do Dr. Gabi veio livro do corumbaense Lobivar Matos, publicado em 1935. No prefácio da obra o poeta pré-modernista explica:

“Areôtorare é palavra de origem indígena: entre os boróros, era todo índio privilegiado na aldeia onde vivia, como profeta, orador, historiador, contador de lendas, etc. À noite, em volta da fogueira assanhada ou à luz do luar, os boróros se reuniam para ouvi-lo. Espichado na areia, uns: outros, acocorados, mas todos atentos, escutavam o verbo do irmão privilegiado, o verbo profético que lhes repetia histórias, que lhes transmitia tradições e que lhes explicava os fatos de maior relevo”(Areôtorare: poemas boróros, 1935).

Maiores informações: Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória: (67) 3907-5269 ou pelo email casadrgabi@gmail.com.

Fonte PMC

Mais Artigos