Corumbá avança na vacinação para professores e pessoas com comorbidades

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Com o recebimento de novo lote de vacinas Astrazeneca contra a Covid-19, Corumbá avança na vacinação dos grupos elencados no Plano Nacional de Imunização-PNI, e ainda essa semana deve imunizar todos os profissionais da educação com mais de 18 anos.

Como conta o Prefeito Marcelo Iunes “fico muito feliz em ver o avanço da vacinação em nossa cidade, já aplicamos mais de 29 mil doses, quase 9 mil pessoas já foram imunizadas. Gostaríamos de ter vacinado mais pessoas,  manifestamos interesse em adquirir a vacina de inúmeros laboratórios, mas toda a produção, por enquanto,  é  direcionada ao Ministério”.

“Grupos considerados de risco como diabéticos, renais crônicos foram vacinados quase que na totalidade, e agora estamos vacinando os hipertensos, que é um grande grupo, e com a imunização de todos os profissionais da educação podemos pensar em uma volta as aulas com mais segurança”, complementa o Chefe do Executivo Municipal.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite explica “todas as categorias de profissionais são importantes, gostaríamos muito de imunizar por faixa etária, tornando o ato de imunização mais  democrático, mas infelizmente, devido a não ter vacinas para toda a população, os grupos prioritários foram criados pelo Ministério da Saúde com câmara técnica da OPAS, e temos que seguir o Plano Nacional de Imunização e suas orientações técnicas. Devemos finalizar todas as comorbidades em junho e então poderemos iniciar a imunização por idades e dependendo também das remessa do próprio Ministério”.

Segunda dose da Coronavac

Devido à falta de envio de novas doses de Coronavac pelo Ministério da Saúde, a aplicação da segunda dose da vacina está atrasada em diversos municípios do Brasil e em Corumbá.

Quem tomou a primeira dose da vacina até o dia 01/04, deverá tomar a segunda dose no dia 05 de maio, quinta-feira.

“O atraso da segunda dose da Coronavac atrasou mais ainda o calendário previsto, o Butantan está com falta de insumos para a produção do imunizante, conforme vamos recebendo vamos aplicando naquelas pessoas que tomaram a D1 há mais tempo”, explica o Secretário de Saúde.

Confira abaixo a vacinação para esta semana

Dia 04/05

-Educador Físico, com 18 anos de idade ou mais, apresentar carteira profissional ou documento de comprovação da profissão.

– Trabalhadores da Educação, da ativa, com 30 anos de idade ou mais,  apresentar documento de comprovação da profissão.

– Militares da Força Aérea.

Dia 05/05

– Hipertensos com 50 anos ou mais; apresentar laudo médico.

– Trabalhadores da Educação da ativa, com 18 anos de idade ou mais, apresentar documento de comprovação da profissão.

– Segunda dose da Coronavac que tomou a primeira dose da vacina até o dia 01/04.

– Deficientes Permanentes (deficientes físicos, visuais e auditivos), apresentar laudo médico.

São dois pontos de drive thru: no Poliesportivo da Porto Carreiro e na praça CEU, no bairro Jardim dos Estados, que vão funcionar das 07h30 às 16h, os locais também atendem com pontos fixos.

Quem irá receber a primeira dose deve realizar o cadastro no site http://vacina.corumba.ms.gov.br/coronavirus/, sendo obrigatório inserir o nº do cartão do SUS.

Foto: Gisele Ribeiro

Mais Artigos

Prefeito vistoria obra do novo Pronto Socorro

Na manhã desta quarta-feira, dia 10 de novembro, o Chefe do Executivo Municipal, Marcelo Iunes visitou a obra da construção no novo Pronto Socorro, acompanhado do Secretário de

Dois são presos com fios furtados na Mata do Jacinto

Agentes da Guarda Civil Metropolitana prendeu dois homens com fios elétricos furtados, na madrugada desta segunda-feira (11) em Campo Grande.Durante rondas preventivas, agentes envolvidos na Operação Ferro Velho,