Saúde se reúne com Acodfal para planejar semana de conscientização

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

No dia 09 de abril servidores da Secretaria Municipal de Saúde, e  Secretária de Assistência Social e Cidadania se reuniram com a representantes da ACODFAL (Associação Corumbaense de Pessoas com Doença Falciforme) para tratar sobre a semana municipal de conscientização da doença.

Como conta a Secretária de Saúde Adjunta, Mariluce Leão “de 11 a 16 de abril é semana de prevenção, instituída pela lei municipal 2.396 de 2014, nossa reunião foi para programar como será feito a programação que seguirá todos os cuidados de biossegurança necessário”.

Em Corumbá o dia 11 de abril marca o início da semana de prevenção ao traço e anemia falciforme, a data foi escolhida em homenagem a Walthênia Agda da Costa, que faleceu nesta data, em 2013, vitima da falta de conhecimento sobre a anemia falciforme.

Conheça um pouco da doença

A Doença Falciforme é um nome utilizado para as doenças causadas pela presença de uma Hemoglobina anômala, a Hemoglobina S nos glóbulos vermelhos. Hemoglobina é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos. Está presente nos glóbulos vermelhos do sangue (Hemácias).

Os sintomas mais comuns são anemia, crises de dor, icterícia (amarelão), infecções e febre, pneumonia, ulcera nas pernas, AVC e síndrome do mão-pé.

Mais Artigos