O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou na manhã desta sexta-feira (5), durante a solenidade de assinatura da parceria público-privada (PPP) de esgotamento da Sanesul, que Mato Grosso do Sul receberá um quarto lote de vacinas contra Covid-19, com 32 mil doses. O imunizante é o Coronavac, do instituto Butantan e Sinovac.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, as doses deverão chegar entre essa sexta-feira ou no sábado (6). Ele disse que uma equipe técnica está reunida para discutir qual público-alvo será imunizado. As opções são manter a vacinação dos profissionais de saúde, a dos idosos de 80 anos acima ou incorporar um novo grupo.
Resende afirmou, entretanto, que a quantidade é pequena e que o estado precisa de mais vacinas. Para isso, disse que o governo participa nesta manhã de uma reunião com a embaixada da China junto com os represantes de outros estados.
O objetivo da reunião é tentar acelerar o envio pelos chineses do princípio ativo para a produção da Coronavac pelo Butantan e dos insumos para a produção da vacina Oxford/Astrazenica no país.
Ele revelou também que será discutida a possibilidade dos estados poderem adquirir diretamente a vacina.
O secretário comentou que o governo do estado defende que a aquisição e distribuição seja feita pelo governo federal via Programa Nacional de Imunização, mas que se houver a possibilidade dessa compra, para agilizar a imunização, Mato Grosso do Sul vai fazer isso.
Dados da Covid-19:
A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul confirmou nesta sexta-feira 622 casos novos de Covid-19 e mais 11 mortes provocadas pela doença. O total de infectados pelo coronavírus atingiu 164.314 e o óbitos a 2.983.
Segundo a secretaria, o estado tem atualmente 7.727 casos ativos, sendo que 7.262 pessoas estão cumprido isolamento domiciliar e 465 hospitalizadas, das quais 230 em leitos de terapia intensiva.
A taxa de ocupação de leitos de UTI públicos é de 66%.
Em contrapartida, o número de recuperados totalizou 153.604 o que representa 93,4% das pessoas que foram infectadas com o coronavírus.