Secretário de Saúde diz que municípios devem vacinar indígenas em até uma semana em MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A vacina contra o coronavírus enfim chegou ao Mato Grosso do Sul e a campanha de imunização já começou na terça-feira (19) em vários municípios. Das 158 mil doses recebidas em MS, 97 mil são destinadas à população indígena e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) pede agilidade na imunização. 

Em live realizada nesta quarta-feira (20), o secretário Geraldo Resende reforçou que a vacinação dos indígenas deve ser feita no prazo máximo de uma semana em Mato Grosso do Sul. Ele explica que a imunização dos povos indígenas fica por responsabilidade das prefeituras e do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena). 

“É a população mais vulnerável, por isso está no PNI (Plano Nacional de Imunização), pela condição inerente aos povos indígenas espalhados pelo nosso país”, disse Resende.

Justamente por priorizar esse grupo, o plano de imunização do Ministério da Saúde foi alvo de críticas, que questionam o porquê deste grupo ser “privilegiado”. A situação piorou quando foi confirmada a informação de que mais da metade das doses de CoronaVac enviadas ao Estado seriam para indígenas.

É preciso ressaltar que povos indígenas sempre foram prioridades nos planos de imunização do país. Diante de uma pandemia, portanto, a situação não seria diferente. Isso porque os indígenas são historicamente mais vulneráveis que os não-indígenas e, inclusive, compreendem campanhas de vacinação próprias.

Mais Artigos