Governo anuncia toque de recolher para todos os municípios

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Decreto com as novas normas deve ser publicado nesta sexta-feira (11), com as medidas começando a valer na próxima segunda. Intenção é diminuir a mobilidade social e evitar superlotação de leitos hospitalares no estado.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul deve publicar, nesta sexta-feira (11), um decreto adotando medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19 no estado, obrigando os 79 municípios a impor toque de recolher entre às 22h e às 5h e assegurando que todas as cidades cumpram o programa Prosseguir, com as recomendações de cada bandeira que o município esteja listado.

De acordo com o secretário de saúde do estado, Geraldo Resende, as medidas mais firmes visam ter, de fato, uma unidade para todos os municípios. “Só assim vamos evitar que a situação fique ainda mais grave. Precisamos diminuir a mobilidade social, para que só atividades essenciais sejam cumpridas em determinados municípios que seja necessário e ao mesmo tempo evitar a superlotação dos leitos hospitalares”, afirmou ao G1.

O decreto contendo as medidas deve ser publicado nesta sexta e as novas normas devem passar a valer a partir da próxima segunda-feira (14). As restrições são aplicadas em um momento de grande alta nos casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Em dezembro, o estado registrou em média um caso novo a cada 1,3 minutos.com mais de 10 mil casos apenas neste mês.

O estado ainda possui três municípios com grau extremo no programa Prosseguir, que mede o grau de risco para a Covid-19 com base em uma série de parâmetros e recomenda a partir da classificação em bandeiras quais ações devem ser adotadas e atividades podem funcionar. São elas: Naviraí, Amambai e Dois Irmãos do Buriti. De acordo com o programa, apenas atividades essenciais deveriam funcionar nos municípios citados, o que não está sendo seguido por todas as administrações municipais.

A maioria das cidades de Mato Grosso do Sul se encontra no grau alto de risco para Covid-19, de acordo com o programa, incluindo Campo Grande, Aquidauana, Dourados e Corumbá. Segundo o Prosseguir, apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco deveriam funcionar nesses municípios. Apenas Três Lagoas, Selvíria, Angélica e Novo Horizonte do Sul estão com a bandeira amarela, indicando grau tolerável para a doença e autorizando atividades não essenciais de baixo, médio e alto risco.

Os hospitais nas grandes cidades do estado também enfrentam dificuldades no atendimento a pacientes com o novo coronavírus. No Hospital Regional de Campo Grande, referência no atendimento a Covid no estado,a situação é considerada como meio do colapso.
Mato Grosso do Sul registrou, até esta quinta, 109.785 casos de Covid-19, com 1.888 óbitos.


Mais Artigos