Às vésperas de eleição na Assembleia de MS, entenda as atribuições da Mesa Diretora

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) está marcada para o dia 1º de fevereiro, às 10h, mesma data em que ocorre a posse dos deputados estaduais eleitos, marcando o início do ano legislativo. 

o cientista político e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Daniel Miranda, esclarece que o órgão que comanda todas as atividades administrativas e parlamentares da Alems é a Mesa Diretora.

“Assim como a cidade tem uma prefeitura ou um condomínio tem um síndico, que é a pessoa responsável pela administração, a Mesa Diretora é como o poder administrativo dentro da Assembleia Legislativa”.

Na prática, você sabe as atribuições da Mesa Diretora e como ela funciona? Confira abaixo

  • A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da instituição;
  • A Mesa Diretora tem sete cargos: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e 3º secretário;
  • A escolha dos deputados que compõe a Mesa Diretora é definida pelo corpo parlamentar em votação nominal e aberta;
  • Seus membros são eleitos em sessão, no início do primeiro e terceiro anos da legislatura, sendo permitido ao presidente se reeleger;
  • O presidente é o representante da Alems quando ela se pronuncia coletivamente, e o supervisor de seus trabalhos;
  • Na ausência do governador do estado, o presidente da Assembleia assume o cargo;
  • No dia a dia, o presidente dita o ritmo da pauta, acelerando ou não a tramitação de projetos importantes;
  • O 1º vice-presidente substitui o presidente, sempre que o mesmo não estiver presente no início das reuniões, como também em suas ausências, impedimentos e licenças;
  • 1º secretário é responsável pelas questões financeiras, administrativas e dos recursos humanos;
  • Os projetos de leis mais polêmicos são analisados pela Mesa Diretora antes de ir ao plenário, podendo ser vetado;
  • Mesa Diretora é responsável por determinar a abertura de sindicância ou inquérito adminis­tra­tivo;
  • A Mesa Diretora também deve atuar na defesa do exercício do mandato dos deputados e nas penalidades aplicadas a eles – como censura escrita ou suspensão temporária;
  • Entre as funções da Mesa Diretora estão promulgar emendas à Constituição e conceder licenças ao governador;
  • As sessões ordinárias são as reuniões plenárias que acontecem de terça a quinta-feira durante as sessões legislativas.

Mais Artigos