Proposta na Câmara, instituição do Selo Empresa Amiga do Esporte e do Lazer

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Projeto de Lei apresentado esta semana na Câmara Municipal de Corumbá, de autoria do vereador Marcelo Araújo, prevê a instituição do Selo Empresa Amiga do Esporte e do Lazer, que tem a finalidade de estimular pessoas jurídicas a contribuírem para a melhoria da qualidade dessas atividades em Corumbá.

O Projeto de Lei prevê que poderão receber o Selo Empresa Amiga do Esporte e do Lazer, as pessoas jurídicas que empreenderem ações concretas como doação de materiais esportivos; realização de obras de manutenção nos equipamentos esportivos públicos, sob a coordenação e a fiscalização do Poder Público;

Reforma e ampliação das áreas para a prática de atividades esportivas, bem como nos equipamentos esportivos públicos, sob a coordenação e a fiscalização do Poder Público, e na realização de ações que visem fomentar o esporte e o lazer.

O Selo será concedido em reconhecimento público às ações desenvolvidas pelas pessoas jurídicas que contribuam para a melhoria da qualidade do esporte e do lazer na cidade e deverá ser emitido pelos órgãos competentes, com validade bienal, podendo ser renovado mediante nova inscrição e avaliação.

Além disso, os detentores do Selo poderão dele usufruir para fins de propaganda e divulgação, e o Poder Executivo poderá avaliar anualmente a viabilidade de conceder o incentivo para Empresa Amiga, como abatimento no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), desde que cumpra os critérios a serem estabelecidos pelo Executivo.

“O esporte, quanto fenômeno social, e devido ao seu caráter de ação solidária, tem a capacidade de estar presente em diferentes estruturas sociais. Devido ao caráter coletivo, as pessoas se organizam, em diferentes graus, em torno no esporte, podendo organizar times, equipes, e disso independente a capacidade financeira desses organizadores”, observou Marcelo em sua justificativa.

“Sabemos que o esporte é uma importante ferramenta de sociabilização e transmissão de conhecimentos. Também é um importante meio de formação educacional, no sentido mais amplo da palavra. Contudo, o esporte demanda estrutura e recursos que na maioria das vezes não existe, o que dificulta a prática e a participação ampla da população”, continuou.

“Além da formação educacional, e da formação de atletas, o esporte é, muitas vezes, a única opção de lazer nas periferias da cidade. Sendo assim, a presente lei propõe um Programa Municipal de Fomento ao Esporte, importante para o esporte na área educacional, na formação de atletas e no esporte lazer, acreditando que a prática esportiva é direito de todos”, justificou, pedindo apoio dos demais pares para aprovação do Projeto de Lei.

Mais Artigos