Poder Executivo sanciona Lei para estimular população a tornar Corumbá mais arborizada

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes, a Lei nº 2.823, que institui no Município, o projeto ‘Adote uma árvore – Corumbá mais verde’. Proposta pelo vereador Yussef Salla, a Lei foi publicada na edição de ontem, 02, do Diário Oficial do Município.

A Lei tem como um dos principais objetivos, estimular a população, associações de moradores, organizações não governamentais e empresas estabelecidas na cidade, a se tornarem agentes ativos no processo de arborização urbana, proporcionando um clima mais ameno em uma das regiões mais quentes do País.

Vai refletir direto em melhorias urbanísticas, paisagísticas e manutenção da arborização existente na cidade, bem como promover a relação harmônica entre os moradores e a vegetação nativa.

“É uma forma para que todos possam cooperar para a diversidade arbórea nativa no meio urbano, e estimular a valorização do ambiente onde vivemos através da qualidade de vida”, enfatizou.

A Lei prega o plantio de árvores da flora nacional, podendo também ser frutíferas, mediante estudo técnico adequado de seus locais de plantio, e que todas as mudas deverão, obrigatoriamente, estarem cercadas por protetores adequados, a fim de evitar danos e propiciar seu desenvolvimento adequado e completo.

As mudas poderão ser objetos de adoção, inclusive as árvores já existentes e as plantadas pelo Poder Público, caso se encontrem em fase de desenvolvimento ou que já alcançaram seu porte e desenvolvimento completo.

Yussef lembra que a Lei prevê inclusive, penalizações com multas para quem destruir ou praticar atos de vandalismo contra as arvores, “indispensáveis na natureza, que auxiliam na purificação e umidade do ar, além de outros benefícios importantes”, ressaltou.

O vereador comentou ainda que os benefícios serão inúmeros, tais como diminuição da temperatura, retenção da água das chuvas, purificação do ar, embelezamento, evita erosão do solo, além de contribuir para a redução da poluição. “A nossa intenção é que Corumbá avance cada vez mais, nas políticas públicas ambientais, e que se torne uma referência em práticas sustentáveis”, concluiu.

Mais Artigos

O caso pedreiro,policial vai a julgamento

O policial penal federal Joseilton de Souza Cardoso está sendo julgado na manhã desta terça-feira (14), no Fórum de Campo Grande, pela acusação da morte do servente de