Vereador propõe criação da “Semana do Brincar” na cidade de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador Marcelo Araújo apresentou um Projeto de Lei esta semana na Câmara, durante sessão ordinária, que institui a “Semana do Brincar” no Calendário Oficial de Eventos do Município, que, se aprovada e sancionada, ocorrerá sempre na semana do dia 28 de maio, integrando-a as comemorações do Dia Mundial do Brincar.

Ao apresentar o Projeto de Lei, Marcelo explicou que a “Semana Municipal do Brincar” visa a valorização do brincar na vida das crianças, bem como o reconhecimento da ludicidade como componente da cultura e da infância.

Destacou que será importante também para o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade, e o encontro intercultural e intergeracional em torno das brincadeiras.

A proposta, conforme o vereador, representa o cumprimento do artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que o brincar é um direito de toda a criança, como também o estímulo e apoio ao reconhecimento do brincar ao longo da vida.

O Projeto de Lei prevê que, durante a “Semana Municipal do Brincar”, os órgãos públicos municipais desenvolverão para seus funcionários, atividades alusivas ao brincar, entendendo que as atividades lúdicas trazem benefícios e bem-estar em todas as fases da vida e, produzem vínculos positivos, fortalecendo relações de trabalho e de amizade.

Prega ainda participação ativa das pastas de Educação, Assistência Social, Esporte, Meio Ambiente e de Cultura, na programação da semana, compreendendo que todas as atividades referentes ao brincar produzem efeitos no combate ao sedentarismo e à obesidade, na diminuição do consumo infantil, beneficiando vínculos positivos na comunidade e no bem-estar físico e emocional, em todas as fases da vida.

“A comemoração da ‘Semana Municipal do Brincar’ envolverá uma gama de atividades centradas em brincadeiras e jogos, cursos, palestras, oficinas, seminários e outras atividades pertinentes, e deverão ocorrer nas escolas de educação infantil, nas escolas de ensino fundamental, nas escolas de educação de jovens e adultos, nos CAPS infantil e adulto, no CRAS, nos espaços sociais e esportivos mantidos pelo Poder Público Municipal, devendo, sempre que possível, ocorrer nas praças e locais arborizados, promovendo o contato com a natureza, o combate ao sedentarismo e uma relação saudável com a cidade”, ressaltou em sua proposta.

Marcelo cita também que a semana será promovida por meio de anúncios e panfletos e, se possível, nos meios de comunicação, informando sobre o significado do brincar para a vivência da infância e para o desenvolvimento das crianças, disseminando a ideia e o reconhecimento que o brincar entre pais, mães e filhos, desenvolve vínculos saudáveis e seguros que se ampliam.

“O ato de brincar é uma prática muito associada à infância, mas alcança não somente crianças, como também os jovens e os adultos que com elas interagem, incluindo amplo espectro etário”, citou.

DIA MUNDIAL DO BRINCAR

A data de 28 de maio marca o Dia Mundial do Brincar, criado durante a VIII Conferência Internacional de Ludotecas, realizada em Tóquio em 1999, por iniciativa de Freda Kim, presidente da International Toy Library Association (ITLA).

No ano 2000, a data ingressou no calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e, atualmente, é comemorada em mais de quarenta países.

No Brasil, a ideia de comemoração congênere começou a ser difundida por meio da Aliança pela Infância e deu origem a comemorações que se estendem, em alguns casos, por uma semana inteira, promovidas por organizações da sociedade civil.

“Diante disso, acreditamos ser oportuna a criação da Semana do Brincar no Município de Corumbá, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do ato de brincar e incentivar a reunião de crianças de todas as idades e de suas famílias para a realização de brincadeiras nos espaços públicos e privados”, finalizou Marcelo Araújo.

Mais Artigos