Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino é lembrado durante sessão da Câmara

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Dois momentos marcaram ontem, segunda-feira (29), em Corumbá, o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. Os atos ocorreram durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, parceira da comunidade, que tem uma enorme importância na economia da região pantaneira.

Em um primeiro momento, o vereador Samyr Qualhada apresentou um requerimento que foi assinado também pelo vereador Allex Dellas, concedendo Moção de Congratulações e Aplausos ao dia 29 de novembro, como forma de lembrar a data, “com os votos de que o seu povo alcance a autodeterminação e a criação de seu estado, já reconhecido pelo Brasil e por mais de 139 países, livre e soberano, conforme o Direito Internacional, as Resoluções da ONU e os acordos Internacionalmente reconhecidos, vivendo em paz e segurança ao lado de todos os seus vizinhos”, justificou.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e as moções deverão ser encaminhadas à Embaixada do Estado da Palestina, em Brasília, bem como à Federação Árabe Palestina do Brasil, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, “que fazem parte de nossa linha de frente durante toda essa Pandemia que vivenciamos e que exercem com toda maestria tal função essencial a vida”, explicou.

NA TRIBUNA

Já em um segundo momento, um dos integrantes da Comunidade Palestina em Corumbá, Omar Fares, fez uso da palavra na Tribuna da Câmara, lembrando a data, a luta do povo palestino e os laços de amizade com o Brasil.

Fares destacou que data não poderia passar em branco. Disse que, devido à pandemia da Covid – 19, as celebrações estão sendo diferentes, seguindo o que determina as autoridades de saúde, mas importantes para lembrar a todos, a luta e a determinação de um povo pela criação do Estado Independente.

Agradeceu o apoio que a comunidade tem recebido das autoridades corumbaenses, inclusive do poderes Legislativo e Executivo; da criação da Praça Palestina, localizada na Avenida General Rondon, ao lado da Escadinha da 15 de Novembro, cuja Lei foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes, entre outras conquistas.

O presidente do Legislativo, vereador Roberto Façanha, destacou a luta da comunidade palestina que tem participação importante no desenvolvimento econômico da cidade.

A DATA

O Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino é uma data comemorativa instituída pelas Nações Unidas, para lembrar o aniversário da Resolução 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 29 de novembro de 1947, que aprovou o Plano de Partição da Palestina, que consistia na divisão da área do Mandato Britânico da Palestina em dois estados: um estado judeu e outro um estado árabe.

A data possui extrema relevância para o direito e a autodeterminação dos palestinos, na busca pelo fortalecimento da memória sobre a população e o compromisso de solidariedade assumido pela ONU. É um dia carregado de memórias e significados para toda a comunidade internacional que entende a luta palestina em relação à questão transfronteiriça.

Mais Artigos