Podemos discute rumos para 2022 sem confirmar candidatura ao Governo de MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Podemos reuniu na manhã desta sexta-feira (5), em Campo Grande, representantes das Executivas municipal e nacional para discutir temas políticos e administrativos do partido em Mato Grosso do Sul. De acordo com Sérgio Murilo Mota, presidente estadual da legenda, apesar do interesse na deputada federal Rose Modesto (PSDB), ainda não há confirmação de pré-candidato ao Governo do Estado.

Sérgio disse que tenta há pelo menos dois anos integrar Rose ao Podemos e ainda aguarda uma definição. Porém, a deputada não se manifesta sobre o assunto. Independentemente disso, ele garante que vai apoiá-la no próximo pleito mesmo se ela estiver em outro partido.

Neste sentido, Sérgio afirmou que Rose recebeu convite da senadora Soraya Thronicke (PSL) para sair como candidata ao governo pelo União Brasil, uma fusão entre PSL e DEM. “Se isso se concretizar, o Podemos vai apoiar o União em apoio a Rose”, disse ele, completando: “Quem tem que ser protagonista é aquilo que é o melhor para o Estado”.

A expectativa era de que Rose comparecesse ao evento pela manhã, mas até o fechamento desta edição ela ainda não havia chegado. A assessoria informou que ela poderia aparecer na hora do almoço e que o atraso se deu em razão de agenda com vereadores do interior.

O presidente estadual do Podemos lembrou também que não vai se candidatar, mas em contrapartida, o partido deve lançar nove candidatos a deputado federal e outros 25 a candidato estadual. No próximo dia 10, Sérgio vai a Brasília (DF) acompanhar a filiação do ex-ministro Sérgio Moro ao Podemos.

Executiva Nacional

O secretário nacional do Podemos, Luís França lembrou que caso não seja possível a candidatura de Rose, a direção estadual está livre para decidir se vai lançar candidatura própria ou se seguirá apoiando a deputada federal em outro partido. Reforçou ainda que a Executiva nacional não irá impor nenhum obstáculo, para que a direção local da legenda tenha liberdade para se articular.

Por sua vez, Bruno Ornelas, secretário nacional de coordenação política do Podemos, se mostrou mais otimista. Ele disse que Rose só não aceitou ainda o convite porque está como deputada federal filiado ao PSDB e a abertura da janela partidária será somente em abril de 2022. “Com certeza ela vem para o Podemos”, declarou. Ele ainda ressaltou que a chegada de Moro reforça a credibilidade do partido no cenário nacional.

Postulantes

O ex-vereador André Salineiro esteve no evento. Ele participou das eleições municipais no ano passado como vice-prefeito ao lado do promotor Sérgio Harfouche, pelo Avante, mas não foi eleito. Em dezembro, finalizou o mandato como vereador e em janeiro retornou às atividades como policial federal. Desde o início do ano trocou de partido e filiou-se ao Podemos. Por enquanto, segue com futuro indefinido no que diz respeito a disputar algum cargo no ano que vem.

“Sei que estou atrasado, mas ainda não sei se vou disputar”, afirmou. Salineiro disse ainda que optou por mudar de legenda em busca de mais autonomia. Ele queria estar em um grupo que permitisse ter mais liberdade para agir e, após receber convite dos dirigentes, aceitou a mudança. “Vim para fazer a diferença”.

A delegada Sidneia Tobias, candidata não eleita à Prefeitura de Campo Grande no ano passado, com 19.103 votos, mantém o interesse em disputar como deputada federal, mas alegou estar à disposição do partido. “Se quiser que eu concorra em outro cargo, vou para outro cargo”, pontuou. O vereador Ronilço Guerreiro esteve presente, juntamente com outras lideranças do Podemos.

Mais Artigos

Covid-19: Balanço das fiscalizações

As fiscalizações com intuito de garantir o cumprimento dos decretos em razão da pandemia do novo coronavírus, continuam a ocorrer. Em virtude de medidas mais restritivas, as ações