Vereador solicita informações sobre capacitação das famílias acolhedoras

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador Manoel Rodrigues está buscando informações junto à Prefeitura de Corumbá, para saber como está a capacitação das famílias cadastradas e efetivação das ações do processo seletivo destinado aos participantes do serviço de “Família Acolhedora” na cidade.

A solicitação foi feita direto ao prefeito Marcelo Iunes e o vereador destacou que se trata de um serviço de extrema importância, para garantir às crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, a possibilidade de acolhida, amparo, aceitação e principalmente amor e a convivência familiar e comunitária.

“É uma espécie de ‘adoção temporária’ que objetiva o atendimento imediato e integral às crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos incompletos, em situação de risco e vulnerabilidade que justifique o acolhimento em caráter provisório e excepcional como medida de proteção, por determinação da autoridade judiciária competente”, lembrou.

Por isso mesmo ele destaca de suma importância que a Lei 2.681/2019 esteja em pleno funcionamento em todas as suas vertentes destinadas à aplicabilidade do serviço “Família Acolhedora” e siga efetivamente todas as etapas acordadas no processo seletivo.

LEI MUNICIPAL

Ao mesmo tempo, o vereador Manoel sugeriu ao prefeito, a realização de estudo visando para instituição de uma Lei Municipal para estimular, por meio de assistência jurídica, incentivos fiscais e subsídios, o acolhimento, sob a forma de guarda, de criança ou adolescente afastado do convívio família em Corumbá.

Manoel observou ainda que lei semelhante já estão em vigor em várias cidades brasileiras, e com sucesso. Além disso, há decisões do Poder Judiciário sobre a legitimidade de tais temas, de modo a estimular a adaptação financeira inicial, mas também o desenvolvimento econômico e social das famílias, sugerindo-se que o benefício esteja limitado a famílias menos favorecidas e subsista pelo prazo máximo de cinco anos.

Além disso, o vereador pediu ao prefeito, análise quanto à regulamentação do artigo 34 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) no tocante à concessão de incentivos fiscais e subsídios a famílias que detenham a guarda/tutela/adoção de crianças ou adolescentes que tenham sido inseridas em acolhimento institucional ou em programa de acolhimento familiar.

INFRAESTRUTURA

Por outro lado, Manoel Rodrigues está solicitando ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a realização de serviço de recuperação do pavimento asfáltico da extensão da área de treino e prova prática para formação de condutores, na Rua Santa Cruz, entre as ruas Frei Mariano e Tiradentes, como forma de eliminar os buracos existentes e melhorar as condições de tráfego, possibilitando inclusive a prática efetiva dos treinos por parte dos condutores de veículos, bem como as provas aplicadas pelo Detran.

CALÇADA

À mesma pasta, o vereador pediu a realização de serviços visando a construção de calçada (extensão) da Rua Paraná, entre as ruas Tenente Benedito Melquíades de Jesus e Ladário, em frente ao Centro de Educação Infantil Eunice Ajala Rocha, no Bairro Cristo Redentor. Explicou que a via foi asfaltada recentemente, inclusive como meio fio e calçada, mas ficou faltando uma faixa justamente em frente ao estabelecimento de ensino infantil.

Mais Artigos

Conta de luz mais cara

Os consumidores de energia elétrica em Mato Grosso do Sul devem preparar o bolso. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na manhã desta quarta-feira (22) o

Fila De Radioterapia Zera em Corumbá

Na noite desta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a Secretaria de Saúde encaminhou os últimos pacientes, que estavam na fila aguardando a avaliação em radioterapia. A Assistente Social,