Vereador solicita informações sobre capacitação das famílias acolhedoras

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador Manoel Rodrigues está buscando informações junto à Prefeitura de Corumbá, para saber como está a capacitação das famílias cadastradas e efetivação das ações do processo seletivo destinado aos participantes do serviço de “Família Acolhedora” na cidade.

A solicitação foi feita direto ao prefeito Marcelo Iunes e o vereador destacou que se trata de um serviço de extrema importância, para garantir às crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, a possibilidade de acolhida, amparo, aceitação e principalmente amor e a convivência familiar e comunitária.

“É uma espécie de ‘adoção temporária’ que objetiva o atendimento imediato e integral às crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos incompletos, em situação de risco e vulnerabilidade que justifique o acolhimento em caráter provisório e excepcional como medida de proteção, por determinação da autoridade judiciária competente”, lembrou.

Por isso mesmo ele destaca de suma importância que a Lei 2.681/2019 esteja em pleno funcionamento em todas as suas vertentes destinadas à aplicabilidade do serviço “Família Acolhedora” e siga efetivamente todas as etapas acordadas no processo seletivo.

LEI MUNICIPAL

Ao mesmo tempo, o vereador Manoel sugeriu ao prefeito, a realização de estudo visando para instituição de uma Lei Municipal para estimular, por meio de assistência jurídica, incentivos fiscais e subsídios, o acolhimento, sob a forma de guarda, de criança ou adolescente afastado do convívio família em Corumbá.

Manoel observou ainda que lei semelhante já estão em vigor em várias cidades brasileiras, e com sucesso. Além disso, há decisões do Poder Judiciário sobre a legitimidade de tais temas, de modo a estimular a adaptação financeira inicial, mas também o desenvolvimento econômico e social das famílias, sugerindo-se que o benefício esteja limitado a famílias menos favorecidas e subsista pelo prazo máximo de cinco anos.

Além disso, o vereador pediu ao prefeito, análise quanto à regulamentação do artigo 34 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) no tocante à concessão de incentivos fiscais e subsídios a famílias que detenham a guarda/tutela/adoção de crianças ou adolescentes que tenham sido inseridas em acolhimento institucional ou em programa de acolhimento familiar.

INFRAESTRUTURA

Por outro lado, Manoel Rodrigues está solicitando ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a realização de serviço de recuperação do pavimento asfáltico da extensão da área de treino e prova prática para formação de condutores, na Rua Santa Cruz, entre as ruas Frei Mariano e Tiradentes, como forma de eliminar os buracos existentes e melhorar as condições de tráfego, possibilitando inclusive a prática efetiva dos treinos por parte dos condutores de veículos, bem como as provas aplicadas pelo Detran.

CALÇADA

À mesma pasta, o vereador pediu a realização de serviços visando a construção de calçada (extensão) da Rua Paraná, entre as ruas Tenente Benedito Melquíades de Jesus e Ladário, em frente ao Centro de Educação Infantil Eunice Ajala Rocha, no Bairro Cristo Redentor. Explicou que a via foi asfaltada recentemente, inclusive como meio fio e calçada, mas ficou faltando uma faixa justamente em frente ao estabelecimento de ensino infantil.

Mais Artigos

Previsão do Tempo em Corumbá – MS

PREVISÃO DE TEMPO POR PERÍODO (03/04/2021) Parcialmente nublado. Manhã Tarde Noite23° 35°  Nascer do sol:  06:57  (Brasília)Probabilidade de chuva:  5% Pôr do sol:  18:49  (Brasília)IUV máximo:  10  PRÓXIMOS DIAS Domingo04/04  25°36°  Segunda-feira05/04  23°35°  Terça-feira06/04  22°33°  Quarta-feira07/04