Câmara de Corumbá celebra hoje, o Dia Nacional do Vereador

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Dia Nacional do Vereador é celebrado hoje, sexta-feira, 1º de outubro, em todo o País, e a data não poderia passar em branco em Corumbá, que conta como uma das Câmaras Municipais mais antiga do Brasil, com 149 anos de instalação.

A data foi instituída pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1.984, e o 1º de outubro foi escolhido para celebrar o Dia Nacional do Vereador, por ter sido justamente nesse dia que o Imperador do Brasil, Dom Pedro I, oficializou as normas que definiam o cargo de vereador no País.

Na manhã de hoje, o presidente do Poder Legislativo corumbaense, Roberto Gomes Façanha, relatou um pouco da história da Câmara de Corumbá, dando ênfase ao ato de criação assinado pelo então governador da província de Mato Grosso, Herculano Ferreira Penna, no dia 17 de agosto de 1872, após a guerra contra o Paraguai (1864 a 1870), que deixou a fronteira oeste sob domínio inimigo por três anos, até ser retomada pelas forças militares comandada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho.

Lembrou o trabalho desenvolvido na época por uma junta especial que elegeu José Joaquim de Souza Franco como primeiro presidente do Poder Legislativo corumbaense. Um ano depois foi substituído temporariamente por Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila Maria, que foi presidente também nos anos de 1874 e 1876 e, hoje, a Câmara de Corumbá leva o seu nome, a Casa do Barão de Vila Maria.

“A nossa Câmara de Vereadores faz parte da história do Brasil. Somos a quarta mais antiga do País e, hoje, passados 149 anos, continuamos na luta, contribuindo para o desenvolvimento da nossa região e por melhor qualidade de vida para toda a população”, acentuou.

Façanha afirmou que o Dia Nacional do Vereador é uma data especial, e que merece ser lembrada por todos. “O momento é difícil devido à pandemia da Covid – 19. Mas como muito trabalho e dedicação, estamos vencendo essa batalha que afetou a todos. A Câmara de Corumbá tem cumprido o se papel e os vereadores estão desenvolvendo um trabalho importante na luta contra o novo coronavírus. Todos têm sido parceiros do Município para, o mais rápido possível, vencermos esta luta”, enfatizou, destacando o trabalho de interlocução com  os parlamentares na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, bem como com os senadores sul-mato-grossenses, na busca de recursos para atender as necessidades de Corumbá..

“O trabalho tem sido intenso e todos estão se dedicando ao máximo, sempre pensando no bem-estar de todos e no desenvolvimento da cidade. Temos muitos motivos para nos orgulhar desse 1º de outubro, Dia Nacional do Vereador, e trabalhar cada vez mais, buscando o melhor para toda a sociedade corumbaense”, ressaltou.

VEREADORES

Hoje, a quarta Câmara Municipal mais antiga do Brasil conta com Roberto Gomes Façanha na presidência da Casa; Manoel Rodrigues e Yussef Salla, primeiro e segundo vices; Elinho Junior e Samyr Qualhada, primeiro e segundo tesoureiros; além dos vereadores Alexandre Vasconcellos, Luciano Costa, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Nelsinho Dib, Raquel Bryk, Daniel Brambilla, Chicão Vianna, Allex Dellas, Genilson José e Gaúcho da Pró-Art.

Mais Artigos