Sessão Solene marca celebrações dos 60 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Uma Sessão Solene na noite de ontem, terça-feira, 30 de agosto, marcou as celebrações dos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. O evento foi uma realização conjunta da Câmara Municipal de Corumbá e do CRP 14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul), proposta pelo vereador Alexandre Vasconcellos e aprovada por unanimidade pelos vereadores do Legislativo corumbaenses.

O ato aconteceu no Plenário Dr. Léo de Medeiros Guimarães que ficou lotado com as presenças de psicólogas e psicólogos de Corumbá, Ladário e outras regiões do Estado. Além de celebrar o Dia Nacional, comemoram ainda o fato de, momentos antes, durante Sessão Ordinária, a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Profissional em Psicologia em 30 de agosto, de autoria do vereador Alexandre Vasconcellos, que segue agora para apreciação do Poder Executivo.

Na oportunidade, o vereador proponente da sessão destacou o evento, lembrando que Corumbá foi a primeira cidade do então Mato Grosso, a implantar o Curso de Psicologia no ao de 1967, “talvez um dos mais antigos do Brasil. A primeira turma foi formada em 1972 e podemos dizer que Corumbá exportou muitos psicólogos e psicólogas para o Brasil afora”.

Elogiou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área, principalmente durante a pandemia e no período pós-pandemia da Covid – 19. Que é preciso continuar a luta, apoiando cada vez a categoria “para que possamos construir e garantir cada vez mais os direitos aos psicólogos da cidade de Corumbá”, citando como exemplos da redução da jornada de trabalho para 30 horas, e a Psicologia na Rede Pública de Ensino.

PSICÓLOGOS NA REME

O vereador e presidente da Casa, Roberto Façanha, afirmou na oportunidade que as homenagens prestadas foram mais do que justas, uma forma de destacar a atuação das psicólogas e psicólogos na área da saúde em Corumbá. Destacou a importância da Psicologia para a população e que é preciso ampliar o leque de atuação.

“O Poder Executivo já está trabalhando um Projeto de Lei para inserir as presenças de profissionais da Psicologia na Rede Municipal de Ensino junto com a Câmara. Nos, vereadores, estamos em constante diálogo com a Prefeitura, construindo juntos esta proposta, para, em breve, aprovarmos a Lei que vai ser de extrema importância para a Rede Pública de Ensino de nosso Município”, disse.

Também citou a luta da categoria pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, e que toda a Câmara apoia a causa e que está acompanhando o processo de perto, assim como a questão do piso salarial.

AGRADECIMENTO

Devido a outros compromissos, a presidente do CRP 14/MS (Conselho Regional de Psicologia 14ª Região Mato Grosso do Sul), Marilene Kovalski, não pode estar presente ao evento. Por meio de vídeo ela enalteceu a homenagem prestada às psicólogas e psicólogos, agradecendo a iniciativa do vereador Alexandre Vasconcellos e dos demais vereadores da Casa de Leis, pela realização.

Fez um relato da história e das conquistas da Psicologia; das lutas como a redução da jornada de trabalho para 30 horas, e a presença de profissionais da área na Rede Público de Ensino Básico, entre outras questões. “A Psicologia tem muito a contribuir para com a sociedade. Sigamos em frente construindo a Psicologia que queremos”, ressaltou, elogiando o trabalho desenvolvida por toda a categoria, mas que ainda há muito para ser conquistado.

Na Sessão, a presidente do CRP 14/MS foi representada pela conselheira Evelin Rodrigues dos Santos Maccarini, que destacou a homenagem e relatou as conquistas da categoria na região pantaneira, tema também focado pela professora Catarina Maria Costa Marques Pereira Rosa, e pelas conselheiras Elizete de Souza Morais e Vanessa Silva de Souza, psicóloga indígena da etnia Terena, que integraram a mesa dirigida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Roberto Gomes Façanha.

O evento contou com as presenças ainda dos vereadores Elinho Junior, Samyr Qualhada, Gaúcho da Pró-Art, Genilson José, Allex Dellas, Daniel Brambilla e Alexandre Vasconcellos, além de outras autoridades.

EM CORUMBÁ

O Curso de Psicologia do Campus Pantanal (CPAN), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Corumbá, foi o primeiro a ser criado no então Estado do Mato Grosso, e segundo na região Centro-Oeste do Brasil, 55 anos atrás, em 1967, juntamente com o campus universitário de Corumbá, cinco anos após a profissão ser reconhecida e regulamentada no Brasil, em 1962, pela Lei Federal Lei nº 4.119.

Em 1972 ocorreu a formatura da primeira turma do Curso de Psicologia – Licenciatura Plena, reconhecido pelo Decreto Estadual nº 72.832, de 25 de setembro de 1973. Até o ano 2000, o Curso de Psicologia em Corumbá era o único de caráter público no Estado. Hoje, são 13 faculdades em todo estado, três cursos de Mestrado em Psicologia e um de Doutorado.

HOMENAGENS

As homenagens foram prestadas a psicólogas e psicólogos da região, inclusive a alunas e alunos dos primeiros anos do curso no Campus Pantanal como Mathilde Mônaco, Maria de Lourdes Ferreira, Maria da Graça Rocha Silva, Iliane Esnarriaga Sampaio, Carmen Adélia Saad Costa, Jolise Saad Leite, Maria de Lourdes Jeffery Contini, Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli.

Foram homenageados também Wilson Ferreira de Melo, Luís Fernando Galvão, Ana Maria de Vasconcelos Silva, Sandra Maria Francisco de Amorim, Catarina Maria Costa Marques Pereira Rosa, Ana Rosa Marinho Sahib Britto, Marilza da Silva Pinheiro, Sabah Robban (in memorian).

Silvia Segovia Araújo Freire, Eliane Santos de Saboya, Deyse Mendes Braga, Cristiane Cestari Alves, Maria Inês Gomes Costa, Tathiana Teixeira Pécora, Ana Cristina Saad Leite Coelho Lima, Jacqueline Rojas, Roberta de Oliveira Maisatto, Adriana Albaneze, Claudia Monfreita Bruno Szochalewicz, Gleidson Fontes da Rosa, Cláudia Natacha Basi Dagel, Márcia Adriana Brasil Aguilar, Nádia Viégas Amorim, Milton de Souza Carvalho.

Ana Cecília Demarqui Machado, Rosa Marília Batista de Moraes, Maria Izabel Cruz Padilha, Flávia P. Camargo, Walkes Jacques Vargas, Vanessa Silva de Souza, Evelin Rodrigues dos Santos Maccarini, Clariane Siqueira Bispo Wounnsoscky, Franciele Ariane Lopes Santana, Anny Caroline Funes, Rosa Balbina Dias, Nadja Pinheiro Chauvet.

Marilene Kovalski, Aurice Alves de Barros Romero, Juvenal Avila de Oliveira, Daniela de Fátima Teixeira Schmidt, Cristiane Ligier de Jesus Oliveira, Rosilene Echeverria de Arruda e Jéssica Zanetti Brandani, Paula Helena Vasconcellos Cavassa de Oliveira, Rosiene do Espírito Santo Mauro, Suzete Estigarribia do Santos, Marilu Brazil de Barros,  Leila Tannous Guimarães e Silvia Maria Bonassi.

Mais Artigos