Vereador pede informações sobre Plano Diretor de Transporte Rodoviário de Passageiros

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira) está buscando informações junto ao Governo do Estado, sobre o Plano Diretor de Transporte Rodoviário de Passageiros do Mato Grosso do Sul, cuja elaboração está a cargo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), com o intuito de saber se realmente haverá uma nova licitação em relação ao transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, com a possibilidade de mais empresas atuar no trecho entre Corumbá e Campo Grande, inclusive.

O assunto foi levantado pelo vereador que apresentou um requerimento durante sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense, direcionado ao diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis.

No requerimento, Bira busca informações sobre em que fase se encontra o plano, bem como se há a previsão de concorrência para mais de uma empresa de ônibus operar nesse trecho, hoje exclusivo da Andorinha.

“Há muitos anos, uma única empresa opera no trecho Corumbá – Campo Grande. Independente da qualidade do serviço prestado, a abertura de uma concorrência seria salutar para os consumidores e usuários do sistema de transporte de passageiros do Mato Grosso do Sul”, cobrou.

SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

Por outro lado, o vereador solicitou ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, a implantação de sinalização horizontal e vertical indicando saída de emergência para veículos em frente ao portão principal do 6º Batalhão de Policia Militar de Corumbá, localizado a Rua 13 de Junho nº 1.163; em frente ao 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, localizada na Avenida Rio Branco nº1.611, e em frente à Base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência), localizado na Avenida Nossa Senhora da Candelária, no Bairro Universitário, como forma de alertar condutores de veículos sobre locais de saída de veículos de emergência. As sinalizações pedidas visa evitar acidentes de trânsito.

SEGURANÇA NO JARDIM

Durante a sessão de ontem, terça-feira, 1º de junho, Bira também reivindicou a disponibilização de uma patrulha permanente da Guarda Municipal no Jardim da Independência, ou mesmo rondas ostensivas, principalmente nos finais de semana e horários de maior movimento de público.

O pedido foi direcionado ao secretário especial de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, pelo fato de que o Jardim da Independência tem se tornado ponto de reunião para consumo de entorpecentes, inclusive em horários de grande movimento como nos finais de semana. “Mesmo não sendo da competência da Guarda Municipal a repressão a este tipo de delito, entendemos que a presença de guardas fardados investidos de sua autoridade, inibe a formação destes grupos para uso indiscriminado de entorpecente”, explicou.

MÉDICO

Em outro requerimento, o vereador Bira solicitou ao secretário Municipal de Saúde, Rogério dos Santos Leite, a imediata reposição de médico no Posto de Saúde do Bairro Popular Velha, como forma de suprir a ausência do titular que se encontra enfermo por conta da Covid-19. Explicou que os atendimentos estão suspensos, e que por isso mesmo há necessidade da disponibilização de um novo profissional, para evitar prejuízos à população.

Mais Artigos