Reapresentado Projeto de Lei que obriga presença de odontólogos nas UTIs

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador Yussef Salla reapresentou na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 1º de junho, um Projeto de Lei que obriga a presença de profissionais de odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Corumbá. A proposta foi assinada também pelo vereador Alexandre Vasconcellos.

O Projeto Lei visa obrigar o Poder Executivo a manter odontólogos tanto nas clínicas existentes na cidade, como em hospital público ou privado, onde existam pacientes internados em UTIs, para os devidos cuidados da saúde bucal dos enfermos.

Ao apresentar o Projeto de Lei, os vereadores lembraram que os pacientes internados nas UTIs devem receber cuidados especiais e constantes, não só para tratar o problema que o levou à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para sua recuperação e prognóstico.

O tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas, são cuidados que devem ser constantes, mas é “raro encontrar um cirurgião-dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTIs”, justificam.

Explicam que se trata de um atendimento específico que busca manter a higiene bucal e a saúde do sistema estomatognático do paciente durante sua internação, controlando o biofilme e prevenindo e tratando da cárie, doença periodontal, infecções perimplantares, estomatites e outros problemas bucais.

“O atendimento odontológico do paciente crítico também contribui na prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, entre elas a pneumonia nosocomial, ou hospitalar, uma das principais infecções em pacientes de UTI favorecidas por microrganismos que proliferam na orofaringe”, acrescentam.

A preocupação se deve justamente ao fato de que é bastante comum entre esse grupo de pacientes, um número significativo de óbitos, bem como prolongamento da internação, exigindo mais medicamentos e cuidado.

“Por isso mesmo estamos buscando a obrigatoriedade das presenças de cirurgiões-dentistas nas UTIs, pois o fato de não haver cuidados bucais provoca desdobramentos que vão além da boca e até da saúde integral do paciente. Além disso, dificuldades na melhora do quadro clínico do paciente e o prolongamento da sua estada na UTI geram uma diminuição no número de vagas disponíveis e aumentam os gastos hospitalares”, completaram

PAVIMENTAÇÃO

O vereador Yussef Salla está solicitando junto à Prefeitura, a execução de obras de pavimentação asfáltica da Rua Paraná, que faz divisa dos bairros Popular Nova e Jardim dos Estados, na parte alta da cidade.

O pedido foi feito por meio de requerimento apresentando durante sessão do Poder Legislativo corumbaense, e endereçado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira.

Yussef explicou que a Paraná, entre a Cruzeiro do Sul e Estrela Dalva, necessita urgentemente de pavimentação, como forma de eliminar o lamaçal que se forma durante as chuvas, e a poeira, comum na seca, causando problemas aos moradores.

Além do pavimento, o vereador pediu à Agência Municipal de Trânsito e Transporte, a instalação de redutor de velocidade na Paraná, para conter excesso de velocidade praticado por motoristas que acabam colocando vidas de pessoas em risco na região.

Ainda à Agetrat, Yussef Salla solicitou instalação de conjunto semafórico no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Geraldino Martins de Barros, para garantir maior segurança no trânsito. Explicou que isso se faz necessário diante do enorme fluxo de veículos nas duas vias, o que torna o cruzamento bastante perigoso.

Mais Artigos