Vereador pede criação de pasta voltada para setores da pecuária e agricultura

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A criação de uma secretaria voltada para os setores da pecuária e da agricultura em Corumbá, é o que está solicitando o vereador Luciano Costa, como forma de atender aos anseios da classe produtora pantaneira, e incentivar ainda mais os pecuaristas e agricultores a investir cada vez mais na região, bem como atender uma das principais reivindicações encabeçadas pelo Sindicato Rural da cidade.

O pedido foi feito durante sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense e direcionado ao prefeito Marcelo Iunes. Luciano lembrou que a pasta fazia parte do organograma administrativo do Poder Executivo até o final do ano passado, mas acabou extinto.

Explicou que a criação de uma Secretaria Especial de Pecuária e Agricultura se justifica pelo fato de, principalmente, Corumbá ser um dos berços da pecuária no Brasil, possuir o maior rebanho da planície pantaneira que representa 1/3 do Estado, bem como pelo fato de que 40% do boi gordo do MS, sair justamente do Pantanal.

“Isso reflete diretamente no fato do ITR ser a segunda maior fonte de arrecadação do Município, o Fundersul a quinta, bem como ao fato histórico de que há mais de 200 anos, a produção é destaque na região, com 80% do bioma pantanal totalmente preservado, sendo que 95% dessa área é ocupada pela pecuária, gerando emprego e renda para muitos”, enfatizou.

ÓRGÃO ESTADUAL

Ao mesmo tempo, Luciano está buscando junto ao secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a criação de uma coordenadoria estadual da pecuária em Corumbá, visando maior proximidade com o Governo Estadual das ações que vão ao encontro das necessidades da produção pecuária corumbaense.

O pedido foi direcionado também ao superintendente da pasta, Rogério Tomitão Beretta, e ao coordenador Marivaldo Miranda. Luciano explicou que a coordenadoria é importante para propor, orientar, formular e acompanhar os projetos e programas relacionados o fortalecimento das principais cadeias produtivas de origem animal do MS; além de implementar ações visando a inserção e a consolidação dos agentes das cadeias produtivas de origem animal local, entre outros benefícios.

PRA FRENTE MS

Em outro requerimento apresentado na sessão ordinária desta segunda-feira, 24, Luciano solicitou esforços das autoridades competentes visando a realização em Corumbá do Movimento “Pra Frente MS”, como forma de buscar minimizar o mais rápido possível, os impactos econômicos que têm afetado a classe empresarial, devido à pandemia da Covid-19.

A reivindicação foi feita aos secretários estaduais Eduardo Riedel, de Infraestrutura; Jaime Verruck, de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar; ao secretário municipal Cássio Augusto da Costa Marques, de Desenvolvimento Econômico e Sustentável; ao presidente da FIEMES, Sérgio Longen; ao presidente da FAEMS, Alfredo Zamlutti; ao superintendente do SEBRAE, Cláudio Mendonça, e ao presidente da ABRASEL, Juliano Wertiheime.

Luciano explicou que um encontro como esse, vai permitir escutar as classes empresariais de Corumbá e, de certa forma, minimizar o mais rápido possível, os impactos econômicos causados pela pandemia, “tanto na questão de  crédito, quanto na questão de horários de trabalho, e, principalmente, nas cargas tributárias”.

“É importante fazermos um amplo debate em que os governos estadual e municipal possam ouvir nossos pequenos e médios empresários, visando adoção de medidas imediatas para encontrarmos soluções e alternativas para amenizar e buscar a recuperação das empresas afetadas”, explicou.

IMUNIZAÇÃO

Por outro lado, o vereador requereu junto ao secretário de Saúde d Município, Rogério dos Santos Leite, a inclusão dos trabalhadores da rede hoteleira (recepcionistas, camareiras, garçons, entre outros), no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, pelo fato de sempre estarem em contato direto com o público, desenvolvendo atividades profissionais que são contínuas, mesmo durante a pandemia.

TRÂNSITO

Por fim, na mesma sessão, Luciano solicitou ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, a realização de estudos de viabilidade visando a implantação de conjunto semafórico no cruzamento das ruas Antônio João com  Colombo, para garantir segurança no trânsito e evitar acidentes que ocorrem com frequência na região; bem como a implantação de redutores de velocidade, bem como melhor sinalização nos trechos das ruas Cabral com a Frei Mariano, que se tornou perigosa, com riscos e acidentes.

Mais Artigos