Fenômeno raro, ‘supercélula’ é registrada em município

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Uma “supercélula” foi registrada em Corguinho, a 100 quilômetros de Campo Grande, durante fortes chuvas na região. A imagem, realizada na última terça-feira (16), circulou as redes sociais e houve quem duvidasse da veracidade da foto, dizendo se tratar de uma montagem. Um laudo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), no entanto, ratificou que o registro é verdadeiro.

Segundo o laudo assinado pela mestra em Meteorologia, Franciane Rodrigues, o fenômeno é raro em Mato Grosso do Sul e se forma após uma instabilidade causada por fortes chuvas. No último dia 16, de acordo com Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (CEMTEC), o volume de chuva foi de 60 mm, o que é classificado como chuva forte de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O laudo ainda aponta que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) classifica a “supercélula” como um tipo de tempestade caracterizada pela presença de uma corrente de ar girando no interior da nuvem, podendo ocasionar fortes ventos, chuva intensa com granizo, tornados mortais, enchentes e descargas elétricas.

Mais Artigos

Governo de MS compra dois tratores por R$ 840 mil

Governo de Mato Grosso do Sul adquiriu dois tratores para a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o extrato da compra foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial