Confira agora se você está no 2º lote de restituição do Imposto de Renda

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Os mais de 3 milhões de contribuintes presentes na lista receberão o crédito de R$ 5,7 bilhões no próximo dia 30

A Receita Federal liberou nesta terça-feira (22) a consulta ao segundo lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2020. O Fisco afirma que mais de 3 milhões de contribuintes serão contemplados com R$ 5,7 bilhões nesta fase de pagamentos.

Todos os contribuintes contemplados neste lote receberão o pagamento da restituição na próxima terça-feira (30 de junho). O montante será creditado diretamente na conta bancária indicada no momento de entrega da declaração. O primeiro lote foi pago no dia 29 de maio.

De acordo com a Receita, o lote contempla 1.240.453 contribuintes idosos com mais de 60 anos, 89.068 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 937.234 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Os grupos têm prioridade legal.

Quem não receber a restituição nesta fase de pagamentos ainda pode aparecer nas próximas três divulgações, marcadas para acontecer nos dias 31 de julho, 31 de julho e 30 de setembro. As liberações seguem a ordem da data de envio da declaração.

Diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores, a Receita promoveu uma antecipação de pagamento e reduziu o número lotes de restituição de sete para cinco neste ano.

Como consultar?

Além da página na internet, os contribuintes também podem saber se estão no segundo lote de restituição acessando o aplicativo do Fisco disponível para os sistemas Android e iOS.

Após ser depositada, a restituição ficará disponível no banco durante o período de ano. Se o contribuinte não fizer o saque no prazo, deverá solicitar o montante pela, mediante o Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor a ser restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Mais Artigos