Onda de calor do ano pode elevar temperaturas até 40ºC

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A terceira onda de calor de 2024 no Brasil começa nesta segunda-feira (11) e tem previsão de seguir até a próxima sexta (15), de acordo com a Climatempo. Cidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão incluídas nesta rota de calor intenso, conforme os modelos meteorológicos.

A onda de calor ocorre quando se tem uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. As maiores temperaturas devem ser registradas no sudoeste e centro do Mato Grosso do Sul, no oeste de toda a região Sul e o oeste de São Paulo. As cidades destes estados estão em vermelho no mapa mais acima.

De acordo com a Climatempo, uma massa de ar quente ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina. Combinado a uma área de alta pressão, o calor deve se manter sobre a região por uma sequência de dias. O sistema dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento.

O Distrito Federal e 12 estados estão incluídos em um outro alerta, o laranja, que significa que as temperaturas devem ficar acima da média, variando de 3ºC a 5ºC mais quentes do que o normal. Estas regiões estão descritas na cor laranja no mapa mais acima.

Massa de ar quente

A previsão indica que essa massa de ar quente deve se expandir para a região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo, em alguns locais com menos intensidade.

A meteorologista Maria Clara Sassaki comenta que, em algumas regiões, os termômetros podem chegar a máximas perto dos 40°C. Ela também afirma que o ápice da onda de calor deve ocorrer entre quarta (13) e quinta (14).

Os especialistas da Climatempo explicam que a aproximação de uma área de alta pressão favorece a manutenção do ar quente sobre as regiões que estão sob a nova onda de calor. Além do calorão, o ar deve permanecer seco ao longo desta semana.


Mais Artigos