O prefeito Marcelo Iunes, acompanhado do vice-prefeito, Dirceu Migueis Pinto, receberam nesta terça-feira, 08 de fevereiro, a visita institucional do ministro de Governo da Bolívia, Eduardo del Castillo del Carpio, e do comandante-geral da Polícia boliviana, Jhonny Maximo Aguilhera Montecinos. O encontro foi realizado no gabinete do prefeito corumbaense.
Também integraram a comitiva do País vizinho o diretor nacional da Diprove, Gilmar Quilla Assaf, o comandante do policiamento da fronteira, Carlos Alcazar Murillo, do diretor departamental da Diprove, Julio Cesar Cossio Camacho, o cônsul da Bolívia em Corumbá, William Duran Blacutt e o prefeito de Puerto Quijarro, Eduardo Chambi Montoya.
Durante a agenda, o prefeito teve a oportunidade de discutir com o ministro ações conjuntas para melhorar a segurança, o comércio e o turismo nesta região de fronteira. “Também conversamos sobre o gás boliviano. Estamos buscando uma alternativa para que as empresas instaladas aqui na cidade paguem menos pelo produto, já que esse gás entra no País por aqui”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.
“E também nos tranquiliza muito saber que a policia boliviana está empenhada em ajudar nossa polícia aqui”, prosseguiu o prefeito de Corumbá, referindo-se à entrega dos carros recuperados pela Diprove e devolvidos hoje ao Brasil. O vice-prefeito Dirceu Migueis Pinto acompanhou a solenidade realizada em Puerto Quijarro.
Em entrevista coletiva, o ministro da Bolívia afirmou que “a melhor forma, a melhor maneira de trabalhar contra os delitos transnacionais é atuar de maneira coordenada, por isso nos sentimos honrados de estar aqui em Corumbá, sendo recebidos pelas autoridades brasileiras e escutando uma série de demandas e projetos que podemos trabalhar de forma visionária”.
Eduardo del Castillo del Carpio reafirmou ainda que “o trabalho coordenado é a uma ferramenta útil com a qual se pode acabar com os delitos transfronteiriços em ambas as regiões. Portanto essa comunicação vai gerar grandes resultados para Corumbá, Puerto Quijarro, Puerto Suarez e El Carmem Rivero”.
O comandante-geral da Polícia boliviana, Jhonny Maximo Aguilhera Montecinos, anunciou ainda que Puerto Suarez vai receber um escritório específico para atuar no roubo e furto de veículos. Ao final da agenda, o prefeito Marcelo Iunes entregou o título de Hóspede de Honra aos ministro de Governo, ao chefe da polícia boliviana e au prefeito de Quijarro.