O Governo do Estado deve licitar em breve a abertura da estrada que vai ligar o Porto do Alegre até o Portão Preto, interligando toda a região do médio Paiaguás até o Rio São Lourenço. O anuncio foi feito pelo próprio governador Reinaldo Azambuja durante agenda com o prefeito Marcelo Iunes, realizada na última quarta-feira, dia 2 de fevereiro, em Campo Grande.
Segundo o prefeito corumbaense, a obra vai facilitar o escoamento da produção local, onde existe uma grande concentração de bezerros (40% do boi gordo do MS sai da planície pantaneira em forma de bezerro). “Este é um anseio muito antigo dos produtores e que está muito perto de ser atendimento, graças a atenção que o governador Reinaldo Azambuja tem com a nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
Outro pleito levado pela Prefeitura e o Sindicato Rural de Corumbá ao Governo Estadual, também muito perto de ser atendido, é a abertura da estrada do Porto São Pedro até a fazenda Ipiranga, interligando o baixo Paiaguás até o Rio Paraguai. “Este é um trecho de 22 quilômetros que facilitará muito o transporte do rebanho da região”, completou o prefeito Marcelo Iunes.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustável, Cássio Augusto da Costa Marques, as duas intervenções somam-se aos investimentos executados com recursos próprios da Prefeitura na zona rural de Corumbá. “Já foi construída uma ponte de concreto ligando a região da Nhecolândia com a MS-228”, explicou o secretário.
“O prefeito também já sinalizou a construção de outra ponte, entre as fazendas São Roque e Ipiranga, deixando acessível todo o baixo Pantanal”, completou Cássio Costa Marques, que destacou também o empenho do ex-presidente do Sindicato Rural, Luciano Leite, e do vice-prefeito, Dirceu Miguéis, na elaboração dos projetos apresentados ao Governo do Estado.
“Em 2021, durante o lançamento do programa Ilumina Pantanal, no Porto de São Pedro, apresentamos essas demandas ao governador e ao secretário de Infraestrutura, Eduardo Ridel, e nesta semana tivemos a confirmação de que muito em breve esses importantes projetos serão executados, uma conquista importante todo o Pantanal”, completou o atual secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustável, Luciano Leite.