Prefeito destaca parceria com União e Estado em inauguração de Hospital Veterinário de Campanha em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa Dias, e a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, na inauguração em Corumbá do primeiro Hospital Veterinário de Campanha do programa Resgate+. A estrutura, primeira do país, funciona em uma área integrada ao 3° Grupamento de Bombeiros Militar, onde aconteceu a solenidade nesta terça-feira, 26 de outubro. A primeira-dama de Corumbá e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, também participou da cerimônia.

A unidade vai tratar animais atingidos por incêndios no Pantanal e por atropelamentos na BR 262. O atendimento (primário e emergencial) será feito por médicos veterinários – um deles cedido pela Prefeitura de Corumbá. Depois de devidamente tratados, eles devem ser reintegrados ao ambiente natural.

“Corumbá é uma cidade diferenciada por suas características e estar no Pantanal é um privilégio, porém o bioma tem sofrido com a seca e incêndios intensos. Sempre convivemos com secas e queimadas, mas agora a situação é alarmante. Neste contexto, é com muita honra que recebemos este apoio do Governo Federal, atendendo aos anseios da população que tem se deparado com cenas tristes ao longo dos anos”, disse o prefeito Marcelo Iunes ao discursar logo na abertura da solenidade.

Prefeito Marcelo Iunes recebeu primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, e ministra Tereza Cristina para inauguração do primeiro hospital veterinário de campanha do país (Foto: Clóvis Neto/PMC)

Iunes ressaltou que a instalação do Hospital Veterinário de Campanha é de “extrema importância para Corumbá. É uma estrutura que vai ser de grande valia para nosso bioma. Muitos animais não tinham chance de sobreviver devido às lesões causadas pelo fogo, agora terão condições de receber atendimento médico com rapidez e eficiência”, disse o prefeito.

Com o Hospital Veterinário de Campanha, o Município começa a concretizar a construção do Centro de Reabilitação de Animais do Pantanal (CREAPAN), afirmou o chefe do Executivo Municipal. “Temos um convênio com o Governo do Estado e vamos construir em Corumbá, no ano que vem, o Centro de Reabilitação de Animais do Pantanal (CREAPAN) para o atendimento aqui em Corumbá aos nossos animais silvestres, sem a necessidade de transferência para Campo Grande. É uma viagem longa, e muitos dos animais, já debilitados, não resistem a essa transferência”, completou o prefeito de Corumbá.

“Quero aqui agradecer à nossa ministra Tereza Cristina, e ao nosso governador Reinaldo Azambuja e à primeira-dama do Brasil Michelle Bolsonaro pelo apoio a esse importante projeto para Corumbá e o Pantanal. Destaco e agradeço também o trabalho e o empenho de toda equipe da nossa Fundação do Meio Ambiente do Pantanal para a instalação, em Corumbá, do primeiro Hospital Veterinário de Campanha do programa Resgate+ e, também para a construção do CREAPAN no ano que vem”, ressaltou Marcelo Iunes.

O Hospital Veterinário

O hospital contará com as seguintes áreas internas: 2 salas de triagem; 2 salas de atendimento; sala de fluidoterapia e monitoração; sala de anestesia e preparo; sala de cirurgia; almoxarifado/farmácia; vestiário/paramentação e banheiro; sala de apoio e recuperação de animais.

O programa Resgate+ tem por objetivo proteger e recuperar a fauna silvestre em situação de risco e vulnerabilidade, com ações que diminuam a perda de biodiversidade por causas naturais extremas ou acidentes ambientais.

O hospital é fruto de uma parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e com a empresa Petz, que fez a doação do empreendimento de 200 m², já dotado de todos os equipamentos necessários para exames e procedimentos (cerca de 200 itens).

A inauguração do primeiro Hospital Veterinário de Campanha do programa Resgate+ também contou com presenças da secretária de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Beatriz Milliet; diretora Técnica da Petz e do Centro Veterinário Seres, Valéria Corrêa; do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck – que representou o governador Reinaldo Azambuja –; do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques e da diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid.

Mais Artigos