12 de agosto, acontece o dia “D” Combate à Leishmaniose

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Acontece no próximo sábado, dia 12 de agosto, o Dia D Combate à Leishmaniose, e a Secretaria de Saúde irá realizar uma ação das 8h às 12h, no Poliesportivo Nação Guató.

A Leishmaniose é uma zoonose de alta relevância de saúde pública. Este ano Corumbá registrou 581 casos de Leishmaniose em animais. E 3 casos positivos em humanos, sendo que 1 evoluiu para óbito. Em 2022, 37 pessoas foram notificadas, sendo 18 casos confirmados, e 8 óbitos.

No Dia D, haverá vacinação antirrábica para cães e gatos; teste rápido de Leishmaniose; distribuição de mudas de citronela; feira de adoção de animais em parceria com o GAPA; orientação veterinária; exposição de animais peçonhentos;  brincadeiras; e pula-pula para as crianças.

A partir da próxima segunda, dia 14 de agosto, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ vão inciar a campanha da vacinação antirrábica casa a casa.

Serão vacinados cães e gatos com idade igual ou superior a quatro meses, saudáveis e cadelas não prenhas. A vacinação será realizada somente em animais de imóveis com a presença de pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. Será responsabilidade do tutor informar se o animal está fazendo algum tratamento, se possui doença neurológica como epilepsia e se a cadela está prenha.

O horário da vacinação é das 07h30 às 13h30. Os moradores que não estiverem nas residências no horário que a equipe passar, deverão levar seu animalzinho ao Centro de Controle de Zoonoses -CCZ para a devida vacinação.

O CCZ está aberto de segunda a sexta das 07h às 11 horas e das 13h às 17 horas. Sábados domingos e feriados das 07h às 17 horas.

Leishmaniose:

A Leishmaniose Visceral é uma doença grave que afeta animais e pessoas, é transmitida pelo mosquito-palha. E aqui na região é uma doença de grande predominância. Em humanos caracteriza-se como uma doença crônica, sistêmica, com febre de longa duração, perda de peso, fraqueza e perda de energia, anemia, aumento de baço e fígado. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

No cão, principal reservatório e fonte de infecção no meio urbano, a doença caracteriza-se por febre irregular, apatia, emagrecimento progressivo, descamação e úlceras na pele (especialmente no focinho e nas orelhas), conjuntivite, paralisia das patas traseiras, fezes sanguinolentas e crescimento exagerado das unhas.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses.

Mais Artigos