A ‘1ª Feira Segura em Corumbá’ permitiu aos 22 produtores familiares a venda da produção direta aos consumidores sem a figura do atravessador. “Essa iniciativa beneficia não apenas o consumidor, mas, fundamentalmente, o produtor, que pode vender seu produto direto, sem a presença do atravessador que pode encarecer um pouco. O pequeno produtor rural, ele sempre entregou esse produto para o atravessador e agora não, com essa grande parceria que nós fizemos com o Senar, Sindicato Rural, Federação da Agricultura e Pecuária e Confederação Nacional, estamos trazendo para que possa comercializar direto”, disse o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite.
Iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA)/Senar-MS, em parceria com o Sindicato Rural de Corumbá e Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, a 1ª Feira Segura deu aos pequenos produtores, atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Mais Leite e do Hortifruti do Senar/MS, a oportunidade da venda direta de hortaliças, legumes, frutas, leite, queijos e doces .
“Com essa parceria, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, trouxe a assistência técnica e gerencial do Senar-MS. Estamos em treinamento com produtores da agricultura familiar e também da piscicultura. Já estamos preparando a Assistência Técnica e Gerencial para agroindústria, principalmente, para atender esses derivados do leite, como produzir iogurte, como produzir queijo, ricota, como produzir requeijão, manteiga”, complementou o secretário-adjunto.
A Prefeitura programa a realização de uma feira mensal para os produtores da agricultura familiar que fazem parte dessas ações de assistência técnica. A execução da 1ª Feira Segura seguiu orientação do prefeito Marcelo Iunes para que sejam desenvolvidas ações com o objetivo promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas dos produtores familiares e do consumidor corumbaense.
Produtor do assentamento Taquaral, Sidnei Vieira de Souza, disse que a Feira Segura foi uma excelente oportunidade para vender a produção de queijos. “Ajuda muito para vender, também vendo a produção para programas do Governo, mas há um limite de entrega. Aí partimos para a venda informal, de casa em casa. Essa feira planejada pela Prefeitura dá a chance de expor e vender os produtos para o consumidor com segurança”, afirmou. O queijo produzido por ele tem a certificação do SIM/POA (Serviço de Inspeção Municipal/Produtos de Origem Animal).
Todos os pequenos produtores rurais, que participaram da feira, passaram por capacitações sobre os cuidados para prevenir a Covid-19 e as recomendações de biossegurança da OMS (Organização Mundial de Saúde). Eles receberam um kit com avental, touca, luvas, máscaras, álcool em gel e papel toalha para a devida higienização.
Os produtos foram vendidos direto nas barracas com toda a segurança. A área da feira – realizada no Jardim da Independência – foi isolada e para ingressar no espaço, os consumidores passavam por aferição de temperatura corporal e tinham as mãos higienizadas com álcool. Também precisavam usar máscara de proteção.