Assistência Social e Cidadania antecipa ações para atender população em situação de rua

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, se preparou para a chegada das baixas temperaturas. A equipe de Abordagem Social do Centro POP, intensificará a aproximação e encaminhamento da população em situação de rua aos serviços socioassistenciais do Município. Entre as ações estão o monitoramento das áreas onde há maior concentração de pessoas, acompanhamento dos casos e acolhimento na “Casa de Passagem – Albergue da Fraternidade”, localizada na rua Edu Rocha, Lote 85 – Bairro Aeroporto.

O público alvo é a população que utiliza as ruas como espaço de moradia, aqueles que não aceitarem ir para o Albergue, pois não são obrigados a aceitar, receberão cobertas, chinelos, lonas e leite quente para se aquecerem nestas noites frias. Oficialmente o inverno inicia-se no dia 20 de junho, contudo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania juntamente com a equipe do Centro Pop, antecipa as ações mapeando a concentração de pessoas em situação de rua e agindo a fim de minimizar o sofrimento com o frio.

Sobre o Serviço Especializado em Abordagem Social

O Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada, com a função de assegurar a busca ativa nos territórios de incidência de pessoas em situação de rua, risco pessoal ou social em decorrência do uso de álcool ou outras drogas.

A Prefeitura possui também o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro Pop. A população de rua pode procurar a equipe técnica na Rua Campo Grande nº 2723 – Bairro Aeroporto, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min. “O atendimento é sempre visando atender a demanda das necessidades imediatas, como alimentação, oferta de local para higiene pessoal, guarda de pertences, provisão de documentação civil, atendimentos psicossociais, e oficina de redução de danos.

“Oferecemos atendimento e acompanhamento técnico para análise das demandas dos usuários, por meio de entrevista de escuta qualificada e orientação individual e em grupo. Articulamos e encaminhamos à outros serviços socioassistenciais e demais políticas públicas, com vistas a garantia de direitos da população em situação de rua”, completa a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania Amanda Balancieri. Hoje, são realizados uma média diária de 45 atendimentos no local.

Mais Artigos

Concurso Beleza Negra Virtual premia vencedores

Os vencedores do ‘Concurso Beleza Negra Virtual’ foram premiados nesta segunda-feira, 30 de novembro. Além das faixas, Heitor da Silva Generozo, 20, e Gabriele Cavassa, 23, receberem premiação