ribeirinhos que vivem na parte mais alta do Pantanal sul-mato-grossense começaram a receber a primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus nesta sexta-feira, 16 de abril. Conforme o cronograma estabelecido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, hoje receberão o imunizante os moradores da região do Domingos Ramos, Castelo e Jatobazinho.
No sábado a equipe do Município vai atender os ribeirinhos do Porto Santa Catarina, Paraguai Mirim e do São Francisco. Em seguida, no domingo, serão assistidas as famílias da Serra do Amolar, do Aterro do Binega e da Barra do São Lourenço. No dia 19, segunda-feira, é a vez dos moradores do Rio São Lourenço receberem a primeira dose da Coronavac. No dia 20, quando o barco estiver retornando para a cidade, serão vacinados os habitantes do Tuiuiú e Itajiloma.
O prefeito Marcelo Iunes e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, acompanharam o embarque da equipe responsável pela vacinação dos ribeirinhos, realizada no final de tarde dessa quinta-feira, 15, do Centro de Convenções do Pantanal.
“Essa é uma etapa muito importante desse processo de imunização. Por viverem em áreas de difícil acesso, as comunidades ribeirinhas foram incluídas nas prioridades do PNI (Programa Nacional de Imunização) e, graças a Deus, conseguimos viabilizar a chegada dessas doses até seu o público alvo”, afirmou o prefeito de Corumbá, lembrando que todo o trabalho segue um rígido plano de biossegurança.
“Todos os profissionais da Prefeitura que estão envolvidos nesse trabalho foram testados na quarta-feira à noite. É uma segurança de que ninguém estará levando o vírus até essas regiões afastadas aqui da cidade”, completou o prefeito. Além dos testes, os servidores e suas bagagens passaram por um minucioso processo de desinfecção antes de subir a bordo do barco Almirante.
A secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Leão, que também acompanhou o embarque, reforçou que o trabalho de imunização dos ribeirinhos da Parte Alta do Pantanal é uma parceria da Prefeitura com a ACERT (Associação Corumbaense das Empresas de Turismo). “A Associação disponibilizou a embarcação e o Município vai arcar com o pagamento da tripulação e com o combustível”, explicou.
Conforme determina a Prefeitura, toda a tripulação também foi testada antes da viagem. O procedimento é o mesmo seguido pelos barcos de turismo que partem do Porto de Corumbá. Além da Coronavac, a Secretaria Municipal de Saúde também levou doses da vacina contra a H1N1 para aplicar nos ribeirinhos que não receberem a dose contra o novo Coronavírus. No total são 600 doses de vacinas e 11 profissionais da Prefeitura envolvidos na ação.