Vigilância Sanitária fiscaliza descarte irregular de medicamentos

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Foram recolhidos três sacos cheios de remédios que foram descartados irregularmente próximo ao córrego Lajeado, região sul da capital.

A secretaria municipal de saúde, por meio da vigilância sanitária, recolheu nesta terça-feira (3) três sacos cheios de remédios que foram descartados irregularmente às margens do córrego Lajeado, região sul de Campo Grande.

No local, a maioria dos medicamentos encontrados são de tarja preta, o que significa que, além de serem de uso controlado, só podem ser prescritos por médicos e vendidos mediante com apresentação de receitas.

Entre os remédios foram encontrados o frisium, bromazepam, stilnox e o ritalina, usados para o tratamento de depressão, ansiedade, sono e até mesmo déficit de atenção. A vigilância recolheu todos os medicamentos e irá analisar os lotes para saber de onde saíram e os responsáveis pelo descarte incorreto.

A diretora do Conselho Regional de Farmácia, Kelle Slavec, reforçou que o descarte de qualquer tipo de medicamento deve ser levado para farmácias, sejam elas populares ou particulares. Essas são obrigadas por lei a recolherem os remédios.

Segundo a diretora, uma pesquisa feita pelo conselho regional de farmácia, em 2019, registrou que 85% dos moradores da região centro-oeste do Brasil fazem o descarte irregular dos medicamentos e 77% dessas pessoas declararam estarem tomando algum medicamento.

O descarte irregular segue em investigação e, se identificado, o responsável deve pagar uma multa que varia de R$ 100 a 15 mil.

Mais Artigos