Conscientizar os moradores da Parte Alta de Corumbá sobre a importância da destinação correta do lixo e mostrar às crianças e jovens da região que um futuro sem os males provocados pelo mosquito Aedes aegypti é sim possível.
Com esse objetivo, uma parceria entre o Centro de Controle de Vetores (CCV) da Secretaria Municipal de Saúde e os servidores do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Miriam Mendes promoveu uma grande ação no bairro Guató.
Acompanhados por um carro de som, a equipe percorreu várias ruas do bairro e distribuíram sacos de lixo, telas de proteção para caixas-águas e panfletos explicando os cuidados necessários para impedir a proliferação do vetor da dengue, chikungunya, zica vírus e febre amarela.
“Essa é uma ação pioneira por aqui. Começamos por esse bairro por causa dos autos índices de casos de dengue. Claro que é preciso ter cuidado com o novo Coronavírus, mas também não podemos nos esquecer dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito”, explicou o coordenador do CCV, Sandro Souza.
“Queremos não só sensibilizar os adultos, mas também mostrar para as crianças que o combate à dengue e todas essas outras doenças provocadas pelos Aedes podem ser evitadas por todos nós”, complementou a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil, Laudiceia Leite Larocca.
Segundo a coordenadora do CEMEI Miriam Mendes, Shirley dos Santos Azevedo, a unidade de ensino conta atualmente com 301 alunos, todos estudando em sistema remoto, por causa da pandemia. “Então esse trabalho também ajuda a nos aproximarmos dos nossos pequenos e conscientiza-los a cobrar dos pais sobre os cuidados com a dengue”, finalizou.